QUAL A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR, VOCACIONAL E PROFISSIONAL?


  do modelo de Gestão de Carreira Tradicional à Contemporânea 

O conceito de carreira tem sido alvo de profundas transformações, como consequência das características dinâmicas do ambiente social e económico da atualidade. A imprevisibilidade, a complexidade e a noção de carreira sem fronteiras – boundaryless career, tornaram, num ápice, a previsibilidade, estabilidade e linearidade de carreira numa verdadeira utopia.


A capacidade de adaptação e flexibilidade na construção de carreira deixa mesmo de ser encarada apenas como uma resposta ou um processo reativo às circunstâncias que pautam sobretudo o contexto profissional, passando a assumir-se como características integrantes do processo proativo antecipatório e ainda um forte indicador do papel ativo do indivíduo sobre a própria carreira. Assim, não basta explorar os interesses, é fundamental aferir o conhecimento que o indivíduo assume sobre as diversas áreas profissionais, a congruência entre os interesses apresentados e as capacidades, os valores de referência numa carreira, os patamares que se pretendem ou podem atingir, não descurando as características de personalidade e os padrões motivacionais.

            O modelo de carreira tradicional, aferido não raras vezes em contexto de grupo, é potencialmente limitador, já que se concentra na recolha de informação relativa aos interesses, com forte influência da resposta dos pares, numa lógica de estabilidade, ascensão na hierarquia, salário e estatuto. Em contrapartida, o modelo de carreira contemporâneo incide na procura e aquisição de competências de valor, associada à satisfação, autonomia e liberdade, preparando o indivíduo para uma gestão pessoal de carreira, contínua, assumindo responsabilidade e uma atitude proativa.

Pensar e gerir uma carreira não é algo secundário! 

A carreira e a empregabilidade assumem um papel determinante na saúde e bem-estar. O trabalho constitui um espaço e veículo privilegiado para a conquista e solidificação de identidade, assumindo um importante papel na construção da história individual. O trabalho deixou progressivamente de ser visto apenas como fonte de rendimento, constituindo-se sobretudo como uma fonte de significado. Vários autores explicam que a qualidade de vida percebida está dependente, entre outros fatores, da existência e vivência do trabalho, colocando este domínio como principal na definição de integração social.

A comunidade científica deve assim concentrar-se na promoção de novos modelos de Orientação Escolar, Vocacional e Profissional adaptados à complexidade do mundo atual, e a sociedade deve ser recetiva a modelos de orientação de carreira que capacitem os jovens a ultrapassar os obstáculos e desafios que o percurso profissional apresenta, num mundo cada vez mais complexo, exigente e globalizado.

            Para iniciar um processo de Orientação Escolar, Vocacional e Profissional (OEVP) contacte a equipa de Orientação Vocacional e Gestão de Carreira do IPNP.

 

Raquel Azevedo Freitas

| Psicologia da Educação

| Especialidade de Orientação Vocacional e Gestão de Carreira | IPNP Saúde  

             

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

"É um disparate as pessoas convencerem-se de que a inteligência vem do Cérebro"