CONTOS COM PALAVRAS E EMOÇÕES

|Recursos suprassegmentais e paralinguísticos aliados à compreensão da linguagem e emoção |

Era uma vez um conto…

Os contos são surpresas capazes de impulsionar o desenvolvimento da linguagem, da comunicação e dos afetos. Entrar no maravilhoso mundo das histórias de encantar permite não só fantasiar e dar asas à imaginação, como também conhecer o outro. Através do comportamento da pessoa que conta a história conseguimos aceder a si e às suas emoções. Analisar a diversidade de possibilidades para a criação de grandes momentos de expressão é um desafio fundamental no auxílio à compreensão do que se pretende transmitir.

Já alguma vez se sentiu “enfeitiçado” pela forma como contam a história e não apenas pelo conteúdo da história em si?

        Treinar e desenvolver no discurso os aspetos associados ao tom de voz, ao ritmo, aos contornos entoacionais, à expressão facial, aos gestos, à proximidade/distância física, entre outros, torna-se essencial para facilitar a compreensão do conteúdo presente no livro e da mensagem desejada.

A utilização destas referências, que contemplam alguns dos recursos suprassegmentais e paralinguísticos, facilita o acesso ao significado, orienta para a interação, dá ênfase ao que parece ser mais importante, cativa o imaginário, chama a atenção para determinados elementos e transmite atitudes. São também mediadores do estado emocional da pessoa e/ou das personagens: se estas manifestarem tranquilidade, estaremos tranquilamente envolvidos e se estiverem mais ansiosas, poderemos estar mais inquietos.

O modo entusiasmante fascina-nos e desperta-nos curiosidade de continuarmos a ouvir! 
 

Recordamos assim a importância da emoção acompanhar o nosso dia a dia e o papel imprescindível que tem no complemento das nossas palavras, do nosso discurso e da nossa própria postura.

Compreende-se assim, que a comunicação verbal e não verbal fazem a dupla perfeita, uma vez que transmitem e permitem conhecer o estado emocional da pessoa que se encontra perante nós, daí a importância de nos deixarmos livre e espontaneamente inspirar para que aquilo que esteja a ser transmitido seja coerente com o nosso estado emocional.

O que dizemos e como o dizemos poderão ser encarados como superpoderes no envolvimento do outro e uma alavanca para a aprendizagem. 

E já agora, “quem conta um conto acrescenta um ponto”?

Consideramos que devemos acrescentar vários que nos auxiliem a melhorar as nossas histórias e interações.

Acrescentem pontos aos contos e divirtam-se!

Olímpia Moreira e Marina Santos | IPNP Saúde

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