“Tenho um/a filho/a com hiperatividade. E agora?”
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, comummente conhecida por PHDA, é uma perturbação caracterizada pela dificuldade de atenção e um elevado nível de energia/atividade e impulsividade. Embora a sua manifestação ocorra sobretudo nos primeiros anos de vida, e seja uma patologia normalmente associada à criança (é normalmente é uma patologia associada à criança), a PHDA também se verifica nos/as adolescentes e adultos/as, sendo que nestas idades o défice atencional predomina sobre a agitação motora. Os principais sinais associados centram-se no descontrolo dos comportamentos específicos da idade e em dificuldades ou comprometimento do funcionamento global, ao nível escolar, profissional e/ou relacional.
1. De dificuldades de atenção
2. De hiperatividade e impulsividade
.: Sintomas de dificuldades de Atenção: este grupo centra-se na qualidade da realização das tarefas da rotina diária da criança e/ou adolescente. (São habituais) Habitualmente tendem a não dar atenção a detalhes e pormenores, cometer erros por descuido do/a próprio/a, dificuldade em seguir instruções e manter a atenção na execução de tarefas, esquecimento de atividades ou tarefas da sua rotina diária, distração fácil e perda de objetos.
.: Sintomas de Hiperatividade e Impulsividade: este grupo de sintomas centra-se no comportamento da criança e/ou adolescente. É notório que movimente as mãos e os pés de forma excessiva, mesmo estando parado ou sentado, apresenta comportamentos desadequados ao contexto ou situação, fala em demasia em contextos ou situações onde não é o esperado, levanta-se constantemente quando é expectável que esteja sentado, responde de forma impulsiva com dificuldades em conseguir aguardar pela sua vez e interfere nas atividades de outros.
Devido ao contexto atual, de forma inerente ao confinamento, é expectável uma exacerbação desta sintomatologia e que se torne mais evidente, logo com maior impacto no funcionamento da criança e da família!
Verificou alterações no comportamento e na atenção do/a seu/a filho/a?
É importante que o funcionamento comportamental e cognitivo seja analisado nos variados contextos onde a criança ou adolescente se insere, de forma a o compreendermos (o seu funcionamento) nos diferentes sistemas e não apenas isoladamente. Por vezes, crianças e adolescentes são diagnosticadas com PHDA incorretamente, e por isso, é imprescindível que esta avaliação seja realizada por um/a especialista em Neuropsicologia.
A avaliação neuropsicológica na PHDA constitui uma avaliação criteriosa dos indicadores comportamentais e psicoafetivos, e uma caracterização do perfil cognitivo que inclui as funções mnésicas, atencionais, visuo-percetivas e executivas, entre outras, uma vez que, perante esta perturbação, habitualmente, se verifica um padrão de comprometimento cognitivo e, de forma concomitante, existem funções que se podem encontrar mantidas ou acima da média para a idade.
Opte por uma avaliação especializada. Na dúvida, peça ajuda! Marina Santos
Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde
Comentários
Enviar um comentário