O seu casamento está em risco?

As investigações científicas de longo curso na área dos relacionamentos amorosos deram contributos preciosos aos terapeutas de casal, uma vez que desvendaram alguns mistérios dos casamentos (in)felizes, desconstruindo mitos antigos e dando indicações valiosas sobre o que contribui para o término de um casamento ou, pelo contrário, para a manutenção de uma relação feliz e duradoura.

A qualidade da interação entre os cônjuges dá inúmeras pistas sobre o estado da relação, podendo inclusivamente indiciar a possibilidade do seu culminar.

Um dos sinais que deve ser considerado é o facto das interações estarem inundadas de negatividade e a abordagem que os cônjuges utilizam quando se dirigem um ao outro ser violenta. Gottman & Silver, após anos de investigação, concluíram igualmente que a crítica constante, o desprezo, uma postura defensiva ou evasiva, entre outros, são ingredientes tóxicos para os relacionamentos, principalmente se presentes de forma concomitante e persistente.



O que fazer se identifica estas dimensões no seu relacionamento?

Apesar de conhecermos, cada vez com maior profundidade, o que conduz um casamento a dificuldades sérias, compreendemos, cada vez melhor, os movimentos que podem ser postos em prática pelos casais para que possam superar as dificuldades sentidas.

Se sente que o seu casamento está envolto numa espiral de negatividade da qual tem sido difícil sair, a Terapia de Casal pode ser a oportunidade de mudança pela qual anseia. Conte connosco!

 


Rita Sá

Terapia de Casal | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)