O/a meu/minha filho/a frequenta o 9.º ano. Como o/a posso ajudar?

Chegado o 9.º ano é o momento de fazer uma escolha! 

Se o/a seu/sua filho/a mostra indecisão quanto à escolha vocacional que terá de realizar é importante que, como mãe ou pai, reflita sobre o seu papel neste processo! 

 

A família é o contexto primordial e mais significativo onde ocorre o desenvolvimento vocacional. Este processa-se ao longo da história de vida do indivíduo, e desenrola-se através das relações que o/a jovem estabelece com os outros que o rodeiam e com a realidade com a qual vai contactando, numa permanente desconstrução e reconstrução de novos projetos e investimentos. 

 

Os pais trazem, de forma explícita ou implícita, intencionalmente ou não, inúmeras mensagens verbais e atitudinais sobre o significado atribuído ao trabalho, os mitos e estereótipos associados às profissões, as aspirações e projetos não realizados, as crenças e representações sobre a formação, a mobilidade, a carreira, entre outras. 

 

Deste modo, os pais devem estar conscientes do seu papel no desenvolvimento das trajetórias vocacionais dos/das seus/suas filhos/filhas, podendo oferecer oportunidades de exploração vocacional (por exemplo, através do contacto direto com diversos espaços laborais e profissionais de diferentes áreas) e proporcionando momentos de reflexão onde, apesar do apoio disponibilizado, ajudam os/as seus/suas filhos/as a questionarem o realismo das suas escolhas, antecipando as implicações de cada decisão. Com base numa relação próxima e securizante, os pais deverão promover comportamentos de autonomia e de exploração do mundo envolvente. 

A família deve assim ter um papel ativo no desenvolvimento vocacional dos/das seus/suas filhos/as, respeitando as opções do/a jovem e ajudando-o/a a assumir as suas decisões. Quando, apesar do seu envolvimento e apoio, sente que o/a seu/sua filho/a se apresenta bastante indeciso/a perante as diferentes opções será relevante recorrer ao apoio de um/a profissional que o/a irá guiar num processo reflexivo e personalizado sobre si e o mundo, ajudando-o na construção de um projeto de vida pessoal e significativo!

 

Rita Sá
Orientação Vocacional e Desenvolvimento da Carreira I IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)