Vamos falar de … EMOÇÕES na infância!
Por vezes, algumas mães e alguns pais perguntam-me:
§ Faz sentido explicar o que são emoções às crianças, mesmo
às mais pequenas?
§ Como devo ajudar o/a meu/minha filho/a a lidar com as
suas emoções?
§ Como lhe desenvolver competências emocionais?
Antes de mais,
importa salientar que se se preocupa com estas questões e pretende obter uma
resposta para as mesmas, está a contribuir significativamente para o bem-estar
emocional e psicológico do/a seu/sua filho/a.
§ Faz sentido explicar o que são emoções às crianças, mesmo
às mais pequenas?
Claro que sim!
Se as sentem, temos de as ajudar a dar sentido! O desenvolvimento emocional é
um processo ordenado que ocorre desde o nascimento, através de sinais de
contentamento, interesse e aflição. Estas respostas difusas, a maior parte
fisiológicas, à estimulação sensorial ou a processos internos, dão lugar, nos
próximos seis meses a verdadeiras emoções: alegria, surpresa, tristeza,
repugnância, e depois raiva e medo. Mas para que isto possa acontecer, é
fundamental que todos os/as cuidadores/as (pais, educadores, professores) auxiliem,
estimulem e deem sentido aos estados emocionais da criança.
E como o podemos
fazer? A brincar! Por exemplo, poderá aproveitar uma experiência que o/a
seu/sua filho/a vivenciou na escola ou noutro contexto, falem sobre a mesma e reflitam,
em conjunto, sobre o que sentiu. Poderá recorrer à brincadeira para explicar,
dramatizar as emoções, como poderá também contar ou inventar uma história sobre
as mesmas.
§ Como devo ajudar o/a meu/minha filho/a a lidar com as
suas emoções?
Compreendendo-as!
Isso mesmo. Faz parte da rotina diária existir momentos agradáveis e
desagradáveis, e um passo importante para que o/a seu/sua filho/a consiga se
regular é que aceite e compreenda aquilo que ele está a sentir, em vez de
procurar explicar o porquê de ele/ela se sentir assim. Após emoções difíceis e
num momento de maior serenidade, ajude-o/a a encontrar alternativas.
§ Como lhe desenvolver competências emocionais?
Por vezes, nas
coisas mais simples conseguimos desenvolver competências bem complexas! O
primeiro passo é educar para as emoções. Iniciamos com a nomeação das emoções e
com isso será importante integrar a diferenciação emocional (isto é, capacidade
de distinguir as emoções). Para isso poderão recorrer a momentos lúdicos e de
leitura, e para além de brincar com a criança está a promover o desenvolvimento
emocional.
Numa fase seguinte, é importante saber educar para as estratégias de regulação emocional para que o/a seu/sua filho/a consiga superar os seus momentos desagradáveis e emocionalmente intensos.
Contudo, nem sempre esta é uma tarefa fácil, mas é
estimulante!
E caso as dificuldades sejam muito persistentes e envolvam níveis recorrentes de sofrimento, poderá ser importante recorrer a um profissional para que este consiga auxiliar a criança e a família de estratégias de regulação emocional de forma adaptada e ajustada a si e à situação.
Se ainda tiver alguma dúvida ou questão, sinta-se à vontade! Estamos aqui para o ajudar.
Marina Santos
Psicologia Clínica e Psicoterapia | IPNP Saúde
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