GamEmotion ON
A adolescência é o período do desenvolvimento humano em que uma multiplicidade de estímulos físicos, afetivos e sociais concorre para a complexa maturação física e mental, acarretando dificuldades e desafios particulares.
Esta fase da vida é de tal modo importante, que se torna pertinente a sua monitorização em termos de saúde mental, pois fragilidades ao nível da autoestima e da perceção de si mesmos podem gerar alterações emocionais, configurando em alguns casos, perturbações de ansiedade e depressão.
As mudanças físicas, cognitivas, neurológicas, emocionais e relacionais, sucedem-se a um ritmo de tal forma acelerado, que exige aos/às adolescentes um contínuo e intenso esforço adaptativo. Não é, por isso, em vão, que muitos optem por se “esconder” atrás de videojogos, onde podem assumir papéis e personalidades distintos, e ser Outros, para além de Si mesmos.
A maioria dos estudos debruça-se sobre os impactos negativos dos videojogos, associando-os a uma menor competência social, comportamentos e afetos agressivos, depressão, adição, falta de empatia, solidão, baixo desempenho escolar e baixa autoestima. No entanto, outros estudos apontam para os benefícios dos videojogos ao nível da ativação e regulação emocional. O aumento de emoções positivas que muitos adeptos mencionam, como o orgulho intenso após vencer grandes obstáculos, pode ajudar na construção de relações sociais, no combate ao fracasso, e na diminuição dos efeitos adversos das emoções negativas. E se jogar simplesmente faz as pessoas felizes, parece ser um benefício emocional, por si só, e que deve ser considerado.
E assim se junta o útil, ao agradável…
Vamos jogar? :)
Veja mais aqui:
Ana Medeiros
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta | IPNP Saúde
Comentários
Enviar um comentário