O/A meu/minha filho/a tem dificuldade em ler e/ou escrever. Será dislexia?

A leitura é uma atividade complexa, cuja aquisição implica a integração de um número cada vez mais importante de conhecimentos linguísticos, sociais e culturais. Uma vez dominada, a leitura é simples, imediata, reduzindo-se a um conjunto de operações automatizadas. Mas para um grupo significativo de crianças, este processo é difícil, para muitas incompreensível e envolto em sentimentos de angústia e frustração.

Nestes casos, poderá tratar-se de uma Perturbação da Aprendizagem Específica da Leitura e da Escrita, mais conhecida por Dislexia e Disortografia, de origem neurodesenvolvimental e que envolve alterações na forma como o cérebro codifica, representa e processa a informação linguística. Algumas funções neurocognitivas encontram-se afetadas, como por exemplo, consciência fonológica, nomeação rápida, memória de trabalho verbal, envolvendo fragilidades a nível da precisão, fluência/velocidade e compreensão da leitura, ortografia, capacidade de planeamento, etc. Embora se manifeste em crianças com um funcionamento intelectual normal, ou até mesmo superior ao esperado para o seu grupo etário, tende a condicionar de forma muito significativa a sua aprendizagem escolar e, consequentemente, outras áreas da sua vida.

 

Alguns dos sinais que poderão alertar para a possibilidade do/a seu/sua filho/a ter esta dificuldade, justificando uma avaliação especializada, são:

•  Desfasamento em relação aos colegas na aprendizagem da leitura e escrita (ex.: mais lentidão, dificuldade na aquisição e memorização de letras, no reconhecimento de palavras, na segmentação das sílabas e fonemas, na autonomização do processo da leitura e escrita, na compreensão de textos);

• Ocorrência de erros de leitura e/ou escrita (ex.: erros ortográficos), por inversão, substituição, omissão e/ou inserção (ex.: aldo-lado, preto-perto, saltou-salvou, como-cromo, car-carta, cereto-certo);

• Tendência a ter dificuldade em organizar/estruturar ideias, construir frases, a planear e rever os textos;

• Pouco prazer em ler, tentando inclusivamente «fugir» desta atividade;

• Grande dificuldade em estar atento/a e concentrado/a;

• Demora na realização dos T.P.C., cansa-se com facilidade;

• Desempenho escolar não corresponde à sua capacidade intelectual;

• Maior facilidade nas avaliações orais do que escritas;

• Fragilidades a nível da memorização e processamento de informações verbais;

• Oscilação na aprendizagem, ou seja, num momento parece apreender bem os conteúdos, noutro parece que esqueceu o que aprendeu;

• Dificuldades também na aprendizagem de outras línguas, por exemplo, o Inglês;

• Não gostar de ir para a escola ou de realizar atividades relacionadas;

• Existência de familiares próximos ou mais afastados com Dislexia.

 

Caso perceba alguns destes sinais no seu/sua filho/a, é fundamental recorrer a um/a especialista da área da Neuropsicologia, que na maior parte das vezes trabalha em equipa com outras especialidades, por exemplo, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, para uma avaliação e intervenção eficazes na dislexia.

 

Recorrer a uma equipa especializada neste tipo de dificuldade, permite então:

• Realizar o diagnóstico da perturbação; 

• Avaliar e compreender o perfil da criança e fatores associados;

• Intervir de forma personalizada, ajustada e integrada com a criança (e respetivos pais/cuidadores);

• Analisar em conjunto com o/a professor/a e equipa educativa, com base no perfil neuropsicológico da criança, as medidas e adaptações mais adequadas a implementar em ambiente escolar.

 

Quanto mais cedo recorrer a este apoio, mais eficaz será o processo de intervenção do seu/sua filho/a, prevenindo inclusivamente o aparecimento e/ou agravamento de consequências secundárias, que em muito poderão complicar o quadro, como por exemplo, desmotivação e insegurança em relação à escola ou outras tarefas, recusa relativamente à aprendizagem/atividades de leitura e escrita, baixo rendimento/insucesso escolar, baixa auto-estima e/ou outras dificuldades/perturbações emocionais/relacionais.

 

Para mais informações e/ou marcação de consulta, contacte-nos.



A sua saúde e bem-estar, e dos que cuida, sempre em primeiro lugar!

Célia Baldaia

Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde

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