O/A meu/minha filho/a tem dificuldade em ler e/ou escrever. Será dislexia?
A leitura é uma atividade complexa, cuja aquisição implica a integração de um número cada vez mais importante de conhecimentos linguísticos, sociais e culturais. Uma vez dominada, a leitura é simples, imediata, reduzindo-se a um conjunto de operações automatizadas. Mas para um grupo significativo de crianças, este processo é difícil, para muitas incompreensível e envolto em sentimentos de angústia e frustração.
Nestes casos, poderá tratar-se de uma Perturbação da Aprendizagem Específica da Leitura e da Escrita, mais conhecida por Dislexia e Disortografia, de origem neurodesenvolvimental e que envolve alterações na forma como o cérebro codifica, representa e processa a informação linguística. Algumas funções neurocognitivas encontram-se afetadas, como por exemplo, consciência fonológica, nomeação rápida, memória de trabalho verbal, envolvendo fragilidades a nível da precisão, fluência/velocidade e compreensão da leitura, ortografia, capacidade de planeamento, etc. Embora se manifeste em crianças com um funcionamento intelectual normal, ou até mesmo superior ao esperado para o seu grupo etário, tende a condicionar de forma muito significativa a sua aprendizagem escolar e, consequentemente, outras áreas da sua vida.
Alguns dos sinais que poderão alertar para a possibilidade do/a seu/sua filho/a ter esta dificuldade, justificando uma avaliação especializada, são:
• Desfasamento em relação aos colegas na aprendizagem da leitura e escrita (ex.: mais lentidão, dificuldade na aquisição e memorização de letras, no reconhecimento de palavras, na segmentação das sílabas e fonemas, na autonomização do processo da leitura e escrita, na compreensão de textos);
• Ocorrência de erros de leitura e/ou escrita (ex.: erros ortográficos), por inversão, substituição, omissão e/ou inserção (ex.: aldo-lado, preto-perto, saltou-salvou, como-cromo, car-carta, cereto-certo);
• Tendência a ter dificuldade em organizar/estruturar ideias, construir frases, a planear e rever os textos;
• Pouco prazer em ler, tentando inclusivamente «fugir» desta atividade;
• Grande dificuldade em estar atento/a e concentrado/a;
• Demora na realização dos T.P.C., cansa-se com facilidade;
• Desempenho escolar não corresponde à sua capacidade intelectual;
• Maior facilidade nas avaliações orais do que escritas;
• Fragilidades a nível da memorização e processamento de informações verbais;
• Oscilação na aprendizagem, ou seja, num momento parece apreender bem os conteúdos, noutro parece que esqueceu o que aprendeu;
• Dificuldades também na aprendizagem de outras línguas, por exemplo, o Inglês;
• Não gostar de ir para a escola ou de realizar atividades relacionadas;
• Existência de familiares próximos ou mais afastados com Dislexia.
Caso perceba alguns destes sinais no seu/sua filho/a, é fundamental recorrer a um/a especialista da área da Neuropsicologia, que na maior parte das vezes trabalha em equipa com outras especialidades, por exemplo, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, para uma avaliação e intervenção eficazes na dislexia.
Recorrer a uma equipa especializada neste tipo de dificuldade, permite então:
• Realizar o diagnóstico da perturbação;
• Avaliar e compreender o perfil da criança e fatores associados;
• Intervir de forma personalizada, ajustada e integrada com a criança (e respetivos pais/cuidadores);
• Analisar em conjunto com o/a professor/a e equipa educativa, com base no perfil neuropsicológico da criança, as medidas e adaptações mais adequadas a implementar em ambiente escolar.
Quanto mais cedo recorrer a este apoio, mais eficaz será o processo de intervenção do seu/sua filho/a, prevenindo inclusivamente o aparecimento e/ou agravamento de consequências secundárias, que em muito poderão complicar o quadro, como por exemplo, desmotivação e insegurança em relação à escola ou outras tarefas, recusa relativamente à aprendizagem/atividades de leitura e escrita, baixo rendimento/insucesso escolar, baixa auto-estima e/ou outras dificuldades/perturbações emocionais/relacionais.
Para mais informações e/ou marcação de consulta, contacte-nos.
A sua saúde e bem-estar, e dos que cuida, sempre em primeiro lugar!
Célia Baldaia
Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde
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