Terapia Familiar, uma possibilidade
“…Nós somos apenas fragmentos de famílias a flutuar, a tentar viver a vida. Toda a vida e toda a patologia são interpessoais. Centrar-se sobre um processo intrapsíquico numa pessoa em particular é meramente simplificar a vida além da realidade. A partir desta perspetiva escolhi trabalhar com famílias. É aí que se encontra o verdadeiro poder e a energia da vida (…) “ (Whitaker, 1990).
A terapia familiar surgiu na segunda metade do século XX, como forma de ajudar indivíduos e famílias com diversos problemas, e passou a ser um valioso e poderoso instrumento enquanto terapia. Centra-se nas interações atuais que têm lugar entre os elementos da família e, por vezes, entre estes e outros sistemas sociais. Também considera os fatores multigeracionais e da família alargada (Barker, 2000).
Um/a terapeuta familiar baseia-se no princípio de que alguns problemas são melhor entendidos e superados em contexto relacional. Há o grupo, há cada elemento. Há uma história, uma origem, regras, ritos, rituais e crenças. Há o passado, um presente, um futuro. Há interação, ligação, há cada país, raça, religião, geração. Há uma dinâmica única e própria de cada família.
Cada uma encontra inúmeros desafios e sente-se impelida a encontrar equilíbrio, num processo de desenvolvimento muitas vezes complexo. Por vezes as famílias parecem sobre(viver) com flexibilidade e resiliência, mas isto não chega e há lugar para mais.
Ao longo de diferentes etapas de vida, de milhares de contextos e milhares de experiências, cada elemento da família experimenta diferentes acontecimentos, desenvolve diferentes recursos e mobiliza-se para a mudança. Ou homeostase. Assim, na Terapia Familiar, procuramos juntar os elementos da família mais envolvidos nos problemas ou sintomas e conversar sobre os mesmos. Um/a terapeuta familiar pode intervir ao nível individual, de casal e/ou da família e por isso influir na unicidade e complementaridade.
Escolhi aprofundar conhecimentos nesta área, escolhi trabalhar com indivíduos e com as famílias, onde encontro tantas vezes “o verdadeiro poder e energia de vida”.
Com estima,
Maria Emanuel Moreira
Terapia Familiar | IPNP Saúde
Comentários
Enviar um comentário