Relação entre a perceção sensorial e as competências funcionais
A maior parte da aprendizagem da criança ocorre através da
integração multissensorial, que envolve informação de diferentes sistemas
sensoriais que é processada e integrada pelo sistema nervoso, de forma a
maximizar o seu significado. Desta forma, são desenvolvidas competências funcionais indispensáveis para
o desempenho da criança nas atividades de vida diária, na participação social e
na aprendizagem académica.
Seguem-se alguns exemplos da
relação entre a perceção de cada um dos sete sentidos e as competências
funcionais, essenciais para a participação e desempenho da criança nas
várias ocupações e contextos em que se encontra inserida:
👀 Através da perceção visual a criança consegue discriminar as letras b,
d, q, p na leitura de um texto;
🏀 Através da perceção vestibular a criança é capaz de determinar quão
rápido é necessário correr para apanhar uma bola que foi lançada do outro lado
do campo;
💪 Através da proprioceção a criança é capaz de graduar a força necessária
para realizar a preensão do lápis para escrever ou da colher para comer;
👂 Através da perceção auditiva a criança consegue determinar a origem de
um ruído ou quem está a falar;
👅 Através da perceção gustativa a criança é capaz de distinguir os sabores
dos alimentos;
👃 Através da perceção olfativa a criança é capaz de identificar odores
nocivos como o cheiro a gás.
(CLASI, 2021)
Boas sensações!
Olívia Campos
Terapia Ocupacional| IPNP Saúde
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