Vias profissionalizantes e acesso ao ensino superior: uma realidade?

Os estudantes, que no ensino secundário optem pelas vias profissionalizantes, podem concorrer ao Ensino Superior?

Sim, podem. Esta é uma dúvida que ainda subsiste em muitos jovens e famílias nos processos de orientação vocacional. 

Os estudantes das vias profissionalizantes raramente prosseguiam os estudos para o ensino superior devido aos requisitos de ingresso, que estavam direcionados para os estudantes oriundos da formação científica-humanística, o que se revelava como um elemento dissuasor e dificultador.

A implementação do Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, veio alterar este paradigma, permitindo o alargamento da base social de acesso ao ensino superior e promovendo a igualdade de oportunidades para todos os estudantes independentemente da via de qualificação secundária.

Os estudantes dos cursos das vias profissionalizantes têm à sua disposição um concurso especial de ingresso ao ensino superior, com um número de vagas estipuladas pela própria Instituição de Ensino Superior e mediante a realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências exigidas por essa mesma instituição.

Estes exames, de carácter prático ou teórico, são realizados nas próprias instituições de ensino secundário e mediante a pré-inscrição dos candidatos.

A seleção dos candidatos é realizada com base em critérios cumulativos, nomeadamente, a classificação obtida no final do curso, a classificação obtida nas provas finais do respetivo curso e a classificação obtida na prova de avaliação de conhecimentos e competências.

O ingresso no ensino superior pelo Concurso Nacional de Acesso continua a ser possível para os estudantes das vias profissionalizantes, através da realização dos exames finais nacionais, para os quais se deverão inscrever, escolhendo as provas específicas de acesso ao curso pretendido.

Boas escolhas! 

Alice Brito 
Psicóloga Escolar e da Educação 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)