Como fica a relação de casal depois do nascimento do primeiro filho?

O nascimento do primeiro filho é uma fase muito relevante do ciclo de vida de um casal. E é habitualmente, visto pela sociedade como um momento de grande felicidade e concretização.

Contudo, apesar dos sentimentos de grande alegria e comoção pela chegada de um novo elemento à família, são também inúmeros os desafios que se colocam ao casal, podendo as mudanças que irão surgir conduzir a uma situação de conflito ou crise.

Com o nascimento do primeiro filho, nasce igualmente um novo papel na vida deste casal, o papel parental. Ser pai ou mãe transporta em si uma panóplia de expectativas, (in)certezas, (in)seguranças e emoções nunca antes vivenciadas por cada um dos cônjuges.

Inerente a esta transição acrescem novas responsabilidades, funções e tarefas que devem ser partilhadas e redistribuídas. O ritmo e dinâmica de vida altera-se e, muitas vezes, os momentos de descanso diminuem com uma alteração clara nos padrões de sono.

A díade deixa de beneficiar de uma relação de exclusividade para que se desenvolvam novos laços e vínculos no seio familiar, num reajustamento inter-relacional que é necessário ocorrer.

Os limites na relação com as famílias de origem necessitam igualmente de ser geridas para que o casal possa beneficiar de suporte sem ser, no entanto, invadido no seu espaço de privacidade.

A parentalidade intercepta, naturalmente, a conjugalidade e é muito relevante que o casal aprenda a cuidar, simultaneamente deste dois subsistemas, o parental e o conjugal, prevenindo sentimentos de exaustão, incompreensão ou solidão.

Todos estes desafios, mesmo quando o casal tem previamente uma relação saudável e equilibrada, podem apresentar-se como demasiado disruptivos e desestruturantes, despoletando uma crise conjugal.

Neste sentido, acreditamos que a chegada do primeiro filho, e todas as mudanças que daí decorrem, devem ser previamente pensadas, refletidas e comunicadas abertamente pelo casal, para que possam, em conjunto, antecipar com serenidade, as alterações que naturalmente ocorrerão.

A Terapia de Casal poderá auxiliar os recentes pais a readaptarem-se a esta nova fase da sua vida, cuidando deste novo ser e simultaneamente cuidando da relação.




Rita Sá
Terapia de Casal | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)