“Mãe, preciso da tua ajuda! Pai, será que me podes voltar a explicar que ainda não entendi?”


Neste momento de grande mudança e necessidade de adaptação surgiram novas exigências para a criança, principalmente no que diz respeito ao seu processo de aprendizagem. Os/as pais/mães têm agora oportunidade de observar, de uma forma algo diferente, o desempenho cognitivo dos/das seus/suas filhos/as, o seu comportamento, as suas potencialidades, dificuldades e as suas competências sociais. A quarentena está a permitir que muitos/as pais/mães percebam melhor o desenvolvimento da criança e identifiquem possíveis sinais de alerta que agora se podem evidenciar de forma mais clara. 
No entanto, como saber se de facto existe uma dificuldade ou se é apenas cansaço ou uma reação inerente ao atual quadro que vivenciamos?
Principais queixas/dificuldades a que pode estar atento: 
flutuação constante da atenção
agitação motora constante;
~ dificuldade em memorizar músicas;
~  esquecimento de conteúdos;
 não compreender conceitos adequados à idade;
~ palavra “debaixo da língua” (dificuldade em encontrar palavras, sobretudo quando os/as pais/mães sabem que já adquiriu aquele vocabulário);
substituição ou adição de letras na escrita de palavras (ex: “faca” em vez de “vaca”; "xanela" em vez de "janela");
~ na escrita, juntar ou separar palavras (ex: “hojevai”; “com pleto”);
respostas recorrentemente impulsivas.

É importante que estes sinais sejam compreendidos, uma vez que podem potenciar uma recusa gradual das tarefas escolares, com impacto na regulação emocional e comportamental, ou expressar-se através de comportamentos de oposição, desafio ou agressividade.
Uma Avaliação Neuropsicológica permite clarificar possíveis alterações ou disfunções no processo de aprendizagem e caracterizar o perfil cognitivo da criança

Se sente algumas destas dificuldades no/a seu/sua filho/a, procure um/a Especialista!

Marina Santos 
Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde 
*disponível em vídeoconsulta e teleconsulta

#ipnpsaúde #saudemental #saudeebemestar #bemestar #ajudaespecializada #neuropsicologia #esstimulaçãocognitiva #funcionamentocognitivo #cérebro #quarentenaeocérebro #comportamentos #telescola #tarefasescolares #dificuldadesdeaprendizagem #criançaequarentena #ficaremcasa #cérebrodacriança #brain #neuropsychology #quarentineandbrain #childbrain




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)