Integração Sensorial a base para o desenvolvimento da criança

input sensorial é o sustento do cérebro, assim como o alimento nutre o corpo humano. O cérebro de uma criança em crescimento necessita de estimulação diária através do envolvimento em experiências sensoriomotoras diversificadasdurante o brincar, com intensidade apropriada às suas necessidades individuais.


São vários os autores que afirmam que as experiências sensoriais impulsionam o desenvolvimento do cérebro e estabelecem as bases para o desempenho das atividades diárias e para o sucesso académico e pessoal posteriores. 


Jean Ayres, terapeuta ocupacional, psicóloga Educacional e neurocientista, elaborou o seguinte diagrama acerca do processo de Integração Sensorial, com intuito de explicar como os diferentes sentidos se organizam e integram de forma a permitir a aquisição de competências essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. Definiu quatro níveis fundamentais, em que cada um destes requer domínio para uma progressão sólida para o próximo nível. 


O processamento sensorial eficiente é essencial para o envolvimento e participação da criança em ocupações significativas nos vários contextos em que se encontra inserida, estando diretamente relacionado com a capacidade de organizar o comportamento e aprender,  bem como para interagir de forma adaptativa com o ambiente. 

 



"Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos" 

Aristóteles

 

Olívia Campos

Terapia Ocupacional | IPNP Saúde 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)