A música e o amor para superar o isolamento

 Estive isolada e sei que foi o amor e a música que me despertaram em muitos momentos. 

 

Como é para vocês, no isolamento do covid ou da vida que acontece?

 

Tiago Neto, da timeout, diz que a música e o amor são sinónimos (link: https://www.timeout.pt/lisboa/pt/musica/as-melhores-musicas-de-amor-de-sempre), se concorda leia mais um pouco e depois desfrute da música/amor.

 

Se falamos em amor falamos em proximidade, proteção, sentimento intenso, atração, paixão, ligação afetiva, entusiasmo. Falamos em amar o outro ou ser-se amado. Falamos em disponibilidade dos afetos para fazer o bem ao outro ou para aceitar o bem do outro. 

Quem o diz é o dicionário (link: https://dicionario.priberam.org/amor), talvez tenha outras palavras.

 

Como refere Minuchin, um casal pode funcionar como “um balão de oxigénio”, onde se podem recuperar as forças e a energia necessárias para enfrentar os desafios diários. Talvez por isso um problema conjugal seja muitas vezes o centro da disfunção de um sistema familiar mais alargado.

 

Esta pandemia está a trazer a possibilidade de colocar à prova a comunicação dos casais, das famílias. Ainda bem, há na capacidade de ouvir, de comunicar e captar a mensagem do outro uma chave para o bem-estar de cada um.




 

Se através da música é possível, também o será através do diálogo, e se necessário da terapia, falar sobre o amor, a raiva, o desejo, a saudade, a nostalgia, o coração partido, tudo o que faz flutuar e unir o casal. 

 

Que existam sempre oportunidades para cada um sentir o que o amor é ou quer ser e “quão doce pode ser gostar de alguém” e sentir-se gostado! 



Boas reflexões!

Com estima,

 

Maria Emanuel

Terapia de Casal e Familiar | IPNP Saúde 

 

Para mais informações contacte o IPNP Saúde!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)