Insegurança(s) nas relações?

 Como se sente na relação com os outros?

Será que existe algum padrão na forma como constrói as suas relações?

 

As relações que estabelecemos com os que nos rodeiam produzem em nós uma multiplicidade de emoções e sentimentos. Ao longo de todo o nosso ciclo de vida, a qualidade dos vínculos que estabelecemos tem, naturalmente, um impacto significativo em quem somos e nas relações que construímos.

As emoções, por sua vez, assumem uma importância vital pois permitem regular o nosso funcionamento mental, organizando tanto o nosso pensamento como a nossa ação. Nas experiências emocionais entrecruzam-se memórias emocionais, cognições e expectativas numa vivencia subjetiva complexa que é gravada numa unidade significativa.

Alguns estudos científicos mostram a relação entre a dificuldade na regulação emocional e a insegurança da vinculação.


Então o que fazer quando as relações com aqueles que nos são significativos geram demasiadas inseguranças, angustias e mal-estar?

Perante a presença constante destas emoções negativas associadas às relações pode ser relevante trazer ao contexto clínico estas mesmas emoções e, deste modo, analisá-las, compreendê-las e regulá-las, construindo, paulatinamente, um sentido de si mais fortalecido e vínculos mais seguros e estáveis.

 

Rita Sá

Psicologia Clínica e Psicoterapia | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)