Projeto Faces da Depressão


A depressão tem sido das doenças mais abordadas e comentadas nos últimos tempos, constituindo-se uma das problemáticas mais graves da atualidade a nível da saúde mental, afetando, muitas vezes, de forma devastadora, o funcionamento e bem-estar físico, psíquico, familiar, académico/profissional e/ou social.

Apesar de alguma evolução ao longo dos tempos e da vasta informação existente, ainda existe muito desconhecimento, preconceito, resistência e/ou inconsciência em relação ao que esta representa, o que compromete o seu devido acompanhamento.

 

Neste contexto, nasce o projeto Faces da Depressão, com o objetivo primordial de promover reflexão, discussão e partilha de conhecimentos e experiências, para uma maior sensibilização e consciencialização para esta problemática, seja no âmbito da sua prevenção, do seu diagnóstico e/ou da sua intervenção!

 

De uma forma mais específica, este projeto visa informar, sensibilizar e consciencializar para:

- A importância de uma adequada prevenção, avaliação e intervenção na depressão, com vista à promoção do bem-estar e saúde mental;

- A especificidade e diferença em relação à forma como a depressão se manifesta nas diferentes faixas etárias – infância, adolescência, idade adulta e avançada, no sentido de uma prevenção e acompanhamento mais ajustado;

- As relações existentes entre a depressão e outras temáticas/problemáticas, como por exemplo, COVID/pandemia, trabalho e stress laboral, luto, suicídio, perturbações alimentares, psicossomática, doenças físicas (ex.: AVC, demência, TCE, doença oncológica), violência e maus-tratos, traumas, depressão no pós-parto, relações conjugais, sexualidade, divórcio;

- A importância da psicoterapia no tratamento da depressão, demonstrando a sua eficácia, com recurso à evidência científica, assim como, à partilha de conhecimento e experiência por parte de especialistas nesta área.

 

Este projeto, desenvolvido ao longo de dois anos, em encontros com regularidade bimestral, aproximadamente (geralmente na penúltima 6ª feira do mês, pelas 19h), conta com a presença de comunicadores convidados externos e internos da equipa IPNP Saúde.

Comissão Organizadora do Projeto Faces da Depressão - Célia Baldaia, Valéria Sousa-Gomes, Susana Oliveira-Lopes, Ana Medeiros e Cristina Silva | IPNP Saúde 

Encontro Inaugural | Faces da Depressão 



RESUMO: Reflexão/discussão sobre a depressão, as suas características e especificidades, as diversas «faces» que a suportam, as diferentes formas de a sentir consoante funcionamento e personalidade de cada um, e as «barreiras» e mudanças que têm ocorrido ao longo dos tempos até à atualidade, assim como as que poderão/deverão ainda ocorrer, no que diz respeito a uma melhor tomada de consciência e atitude face a esta condição clínica.

 

*ANTÓNIO COIMBRA DE MATOS, psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista, e uma figura incontornável na história da saúde mental em Portugal, com incidência no estudo da depressão. Formou-se em Medicina na Universidade do Porto e especializou-se em Psiquiatria. Foi diretor do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa, fundador e presidente de várias sociedades científicas, professor no ISPA e na Faculdade de Psicologia de Lisboa. É presidente da comissão de ensino da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Em 2012, nos EUA, foi premiado como Distinto Professor de Psicanálise. Condecoração pelo Presidente da República em 10 de Junho de 2013 como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. É autor de variados artigos e livros.


Vídeo do Encontro:



2º Encontro | Faces da Depressão - Trabalho, Stress Laboral e Depressão


RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão do lugar do trabalho na organização mental, e de que forma este poderá ser «protetor» da saúde mental ou, pelo contrário, motivador de doença, inclusive de depressão. A reflexão incidirá também na nova realidade organizacional e respetiva exigência/implicações, assim como na importância e necessidade de promoção de determinadas competências, padrões motivacionais, características de personalidade e recursos emocionais e relacionais, para uma melhor gestão da carreira e salutar vivência do trabalho. Como poderão estes ser promovidos perante o modelo de carreira contemporâneo? Como poderemos melhorar as condições de trabalho, assim como a forma como as sentimos e vivenciamos?

 

*JOSÉ COELHO ROSA, iniciou a sua vida como psicólogo na função pública como Conselheiro de Orientação Profissional no Serviço Nacional de Emprego, hoje Instituto de Formação Profissional e do Emprego, onde fazia sobretudo orientação vocacional e profissional, seleção profissional e acompanhamento psicológico de estagiários em formação profissional. Passados 12 anos saiu da função pública e formou a sua própria empresa - a Psiconsultores  - onde fazia seleção profissional, formação em organizações, análise e qualificação de funções, preparação e aferição de material psicotécnico, utilização de laboratório, enfim, um trabalho sobretudo nas organizações. É neste período que inicia a sua análise pessoal e começa a fazer a sua formação psicanalítica. A partir do início dos anos 80 dedicou-se exclusivamente à atividade clínica como psicanalista e começou a interessar-se pelo estudo e investigação da gravidez, do desenvolvimento do feto e do bebé, tendo fundado com alguns alunos seus a Associação Portuguesa de Estudos da Primeira Infância de que foi presidente. Entretanto, essa Associação foi integrada numa clínica que fez em Lisboa - a Dimepsi - Clínica Dinâmica de Medicina e Psicologia, onde faziam psicanálise, psicoterapia psicanalítica, psicoterapia familiar e de casal, clínica do bebé e da família e supervisão de casos clínicos.  Foi professor no ISPA nos anos 90 e desde meados dos anos 80 orienta seminários em várias sociedades científicas e tem publicado artigos em várias revistas portuguesas e estrangeiras.

 

* RAQUEL AZEVEDO FREITAS, licenciada em Psicologia pelo ISMAI, possui o Curso de Estudos Avançados em Psicologia pela FPCEUC, e pós-graduada em Psicologia do Tráfego Rodoviário pela FPCEUC e pelo IFR. Doutorada em Psicologia, Especialidade em Psicologia da Educação pela FPCEUC em regime de associação com a FPUL, cuja investigação desenvolvida teve como tema “Dinâmicas de Proatividade na Gestão de Carreira e no Emprego – O Impacto dos Padrões Motivacionais em Desempregados”. Dada a relevância da investigação, desenvolveu posteriormente um estudo longitudinal, financiado pelo POAT/Fundo Social Europeu, com o título “Reinserção profissional de desempregados: procura ativa e padrões motivacionais”. É Investigadora, como Membro Integrado da Unidade de Investigação do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, unidade co-financiada pela FCT. É ainda formadora, creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho. Neste âmbito, participa como formadora nas Edições de Formação de “Intervenção Psicológica de Emergência” da FPCE da Universidade de Coimbra, sendo ainda co-coordenadora e formadora das ações de “Intervenção Multidisciplinar nas Demências”, no âmbito do projeto Caring First do Instituto Superior da Maia. É autora de diversas obras, bem como co-autora de artigos científicos relacionados com as dinâmicas de Proatividade e Gestão de Carreira, onde se salienta, para a presente conferência, o artigo “Configurations of unemplyment, reemployment, and psychological well-being: a longitudinal study of unemployed individuals in Portugal.” (Joaquim A. Ferreira, Matthias Reitzle, Bora Lee, Raquel A. Freitas, Eduardo R. Santos, Luís Alcoforado & Fred W. Vondracek), artigo científico publicado in Journal of Vocational Behavior 91, 54-64. No que respeita ao percurso profissional, depois de 6 anos como Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação na Escola Secundária de Gondomar, assumiu a função de Diretora Técnica de uma Resposta Social, onde teve que preparar uma equipa multidisciplinar, capacitando-a para lidar com utentes portadores de demências e outras psicopatologias comuns no doente adulto/idoso. Encontra-se, desde setembro, na Câmara Municipal da Trofa, com a missão de coordenar o Polo III. É elemento da equipa do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto.


Vídeo do Encontro:



3º Encontro | Faces da Depressão - Luto e Depressão 


RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão da vivência do luto, enquanto processo, em que situações este poderá ocorrer, as várias fases que o constituem e defesas relacionadas, as diferentes formas de o sentir, de que modo este poderá ser promotor da saúde mental ou, pelo contrário, desencadeador de doença, inclusive de depressão, envolvendo a necessidade de ajuda profissional especializada. A reflexão incidirá também na forma como a nossa sociedade tem representado e vivenciado o luto, ao longo dos tempos, até à atualidade, assim como perceber o papel de determinados rituais e tradições na sua elaboração.

 

* MARIA DO ROSÁRIO BELO, psicanalista, membro didata e fundador da AP, formada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Doutoranda em Filosofia na Universidade de Évora. Investigadora do pensamento de Donald Woods Winnicott e interessada pelas interceções destes estudos com o pensamento de Heidegger. Supervisora e formadora, é também autora de vários artigos com base na prática e na reflexão Psicanalítica, e dos livros: “O Percurso de um Psicanalista”, editado pela Coisas de Ler em 2015 e reeditado em 2020 e “Estudos Winnicottianos”, publicado pela mesma editora em 2020.

 

* DIANA DIAS MOREIRA, doutorada em Psicologia e mestre em Psicologia Forense/Justiça. É Professora no Instituto Universitário da Maia, desde 2009, e colabora com outras Universidades como Professora convidada. É investigadora no Laboratório de Neuropsicofisiologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto desde 2012. Foi investigadora em três projetos “Tomada de decisão intertemporal e perceção do tempo na psicopatia: Um estudo neuropsicofisiológico”, “Portuguese Scholar for Innovation” e “Mapeamento temporal do fluxo de informação durante decisões envolvendo preferências: Um estudo com EEG e marcas”, dos quais os dois primeiros foram financiados. É revisora ​​de várias revistas internacionais de prestígio (ISI) e esteve envolvida na organização de uma conferência nacional e de sete internacionais. Colabora na edição de revistas e de publicações científicas e é membro da European Society for Cognitive and Affective Neuroscience (ESCAN), da Association for Psychological Science e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça. Além disso, possui quatro capítulos de livros e aproximadamente trinta publicações, tanto nacionais quanto internacionais (muitas das quais são ISI, quartil 1). É (neuro)psicóloga e psicóloga clínica e clínica forense no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (IPNP) desde 2018.


Vídeo do Encontro:



4º Encontro | Faces da Depressão - Suicídio e Depressão
























RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão da relação entre suicídio e depressão, as dimensões psíquicas, relacionais e sociais da ideação suicida e sua concretização, o descompasso, muitas vezes, entre os comportamentos autodestrutivos e as ações de proteção e prevenção, por parte dos familiares e dos profissionais de saúde. A reflexão incidirá também nos fatores inerentes à ideação suicida e à dor mental a ela associada, os significados do comportamento suicida, os fatores de risco e de proteção, a/s psicopatologia/s que lhe/s pode dar origem e os sinais de alerta.

 

* JOANA ESPÍRITO SANTO, Psicóloga Clínica e Psicanalista. Exerce em clínica privada. Membro e Formadora da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP). Coordenadora Geral do Projecto Social da Fundação da Herdade da Comporta. Formação em Touchpoints e Introdução à NBO (Newborn Behavioural Observation). Fiabilidade na NBAS (Newborn Behavioural Assessment Scale). Certificação na NBO (Newborn Behavioural Observation) pelo Brazelton Centre, UK. Membro da Equipa de Formação da Fundação Brazelton / Gomes-Pedro (FBGP). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre o Pensamento de D. W. Winnicott (GEW).

 

* PEDRO FRIAS GONÇALVES, Médico interno de formação específica de Psiquiatria no Hospital Magalhães Lemos. Mestre em Medicina pela FMUP. Pós-graduado em Terapia Cognitivo Comportamental.


Vídeo do Encontro:



5º Encontro | Faces da Depressão - Perturbações do Comportamento Alimentar e Depressão



RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão do lugar, a importância e os significados atribuídos à alimentação e como se vão transformando em nascente de sofrimento, dor, e necessidade e forma de (des)controlo mental e relacional. A reflexão incidirá também no aprofundamento da organização e manutenção das perturbações do comportamento alimentar, a interação complexa dos fatores psicológicos, biológicos e socioculturais de risco, as formas de adoecer e sua relação com a depressão, o impacto na pessoa e nos diferentes sistemas relacionais, a dor que persegue e consome a essência de quem as vive, assim como  as possibilidades e eficácia das intervenções especializadas. 

* NUNO REIS: Psicólogo Clínico. Prática clínica privada e no Centro do Bebé. Supervisor Plano Ser+ em LIJ e Casas Acolhimento. Doutoramento em Psicologia, área Psicanálise (Diagnóstico Pré-Natal) pelo ISPA.

 

* RITA SÁ: Psicóloga clínica e psicoterapeuta com especialização na área de Jovens e Adultos. Terapeuta Familiar e de Casal pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF), na qual é formadora. Anteriormente, Psicóloga em contexto escolar privado; Coordenadora de um projeto de desenvolvimento de competências transversais no ensino superior e Psicóloga em projetos de intervenção na área da violência doméstica. Interesse e experiência na área da Parentalidade (desenvolvimento e implementação de um programa de Educação Parental em contexto comunitário; formadora e supervisora de profissionais). Orientadora de estágio pela Ordem dos Psicólogos e de estágios curriculares pela FPCE-UP. Diversas formações complementares, nomeadamente: Terapias Narrativas (curso avançado); Perturbações do Comportamento Alimentar; Terapia de Casal; Terapia Sexual; Intervenção psicológica em Oncologia; Neuropsicologia Infantil; Perturbações específicas da aprendizagem, entre outras.


Vídeo do Encontro:


6º Encontro | Faces da Depressão Psicossomática e Depressão



RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão da relação entre Psicossomática e Depressão. Uma partilha de conhecimentos e experiências que ajudarão a uma melhor compreensão desta temática, nomeadamente o conceito de psicossomática e seu significado psíquico; relações específicas entre mente, emoções e corpo; as causas, fatores protetores e de risco, sinais de alerta e manifestações da perturbação psicossomática; assim como, o impacto que pode ter na vida da pessoa a nível pessoal, social e ocupacional.
A reflexão incidirá também nas relações existentes com a depressão e as melhores formas de atuação, com vista a uma adequada prevenção, avaliação e tratamento/intervenção nesta problemática.
 
*ANA MEDEIROS: Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta, Pós-graduada em Psicossomática e Epigenética em Psicoterapia, e com Mestrado em Sexologia e Especialização em Igualdade de Género. Formação em Barras de Access Consciousness, Kinesiologia Avançada, Geriatria, Coaching, Avaliação Psicológica de Condutores e Microsemiótica Oftálmica. Experiência profissional na Associação Portuguesa de Doentes Com Fibromialgia (A.P.D.F.); na Associação de Solidariedade Social, Centro Mãe, de apoio a grávidas adolescentes e jovens mães, e seus filhos; na Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA, ABRAÇO; e no IPNP Saúde, nas especialidades de Psicologia Clínica e Psicoterapia, e Sexologia Clínica. Técnica educativa e formadora em contexto de colégio e na área de Psicologia do Exercício Físico.
 
*JOANA DE SOUSA: Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta, Licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com Mestrado em Psicologia Clínica no Instituto Miguel Torga, realizando tese no âmbito da Qualidade de Vida do Idoso. Iniciou em 2013 Formação em Intervenção Sistémica e Familiar, mantendo a Supervisão na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Exerce prática clínica desde 2003 em consultório, tendo igualmente realizado trabalho clínico em Projetos de Desenvolvimento Social e como voluntária na Unidade de Saúde Familiar de Santiago. Em 2009 iniciou a sua colaboração com a Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em risco, Instituto Juvenil Lopes e Vicunha, inicialmente como Psicóloga Clínica e, desde 2018, como Diretora Técnica.

Vídeo do Encontro:



7º Encontro | Faces da Depressão - Conjugalidade e Depressão  


RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão da relação entre conjugalidade e depressão. O que significa conjugalidade? Psiquicamente, o que lhe está inerente? Quais as características, particularidades e importância desta relação a dois? Que impacto tem na vida dos envolvidos e dos que os rodeiam, por exemplo dos filhos? O que a protege/torna mais saudável ou, pelo contrário, a coloca em risco/adoece? Que dificuldades e/ou perturbações podem surgir? Quando deixa de ser 'normal' e passa a ser patológica? Qual a relação com a depressão ou outras doenças? O que leva à rutura/separação conjugal e de que forma esta pode ser vivenciada? Que respostas existem a nível de prevenção, avaliação e intervenção/tratamento? São algumas das questões sobre as quais vamos poder refletir neste encontro.
 
*ANA DE SOUSA MARTINS: Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Terapeuta Familiar e de Casal. Especializou-se em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Trabalhou como psicóloga clínica na consulta de Pediatria do Desenvolvimento e na consulta de Infertilidade, do Hospital Garcia de Orta em Almada. Encontrou na abordagem da Psicoterapia Existencial a sua identidade terapêutica, sendo à luz desta que trabalha individualmente e com famílias. Atualmente, exerce a sua atividade exclusivamente a título particular.
 
*MARIA EMANUEL MOREIRA: Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Terapeuta Familiar e de Casal. Especializou-se em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e em Parentalidade e Educação Positiva. Ao longo dos últimos 15 anos trabalhou com crianças e famílias ao abrigo do Sistema de Promoção e Proteção; colaborou com o Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adopção da FPCEUP e trabalhou em contexto escolar. Atualmente, dedica-se essencialmente à prática clínica no IPNP Saúde.

Vídeo do Encontro:


8º Encontro | Faces da Depressão - Gravidez, Pós-parto e Depressão


    

RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão da gravidez e pós-parto, da forma como a mãe, pai, filho/a e outros envolvidos as vivenciam, do ponto de vista psíquico, e suas relações com a depressão. Refletiremos em conjunto sobre as particularidades destas fases de vida do ser humano, sobre a depressão na gravidez e pós-parto, suas manifestações, sinais de alerta, fatores de risco e proteção, implicações no próprio/a e nos que o/a rodeiam, como estas poderão ser prevenidas, avaliadas e tratadas...

* SÁTYA SOUSA: Licenciada em Psicologia Clínica, e Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA. Especialista em Psicologia Clínica, no âmbito da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde. Realizou estágio curricular e profissional na Unidade de Intervenção Precoce da Maternidade Bissaya Barreto. Psicóloga Clínica na Unidade de Internamento / Ligação e na Clínica da Juventude da Área de Pedopsiquiatra, e integra o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, do Hospital Dona Estefânia.

*VALÉRIA SOUSA-GOMES: Professora Universitária na Universidade da Maia. Diretora Clínica, Psicoterapeuta e Neuropsicóloga no IPNP Saúde. Doutorada e mestre em Psicologia pela Universidade Lumière Lyon 2, França. Especialista avançada em Psicoterapia e em Neuropsicologia Clínica. Coordena o projeto Caring First – Universidade da Maia, a especialidade de Psicologia Clínica e Psicoterapia (desde 2008) do IPNP Saúde e o grupo de investigação NIRP (NeuroDevelopment, Interpersonal Relationships and Psychopathology) – UNIDEP/Universidade da Maia. É investigadora no Research Centre for Justice and Governance – JusGov da Universidade do Minho. Formadora na especialidade de Psicoterapia da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro do Observatório da Sexualidade. Os seus principais interesses e linhas de investigação incidem nas áreas da vinculação, relações de intimidade, vitimologia, processos de mudança e psicoterapia, competências socioemocionais e neuroeducação.

*CRISTINA SILVA: Psicóloga Júnior e Investigadora no IPNP Saúde. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Maia. Investigadora no grupo de investigação NIRP (NeuroDevelopment, Interpersonal Relationships and Psychopathology) – UNIDEP/Universidade da Maia. Os seus principais interesses e linhas de investigação incidem nas áreas da neuropsicologia (funcionamento executivo), do brincar na infância, vinculação, competências socioemocionais, psicodrama, processos de mudança e psicoterapia.

Vídeo do Encontro:


9º Encontro | Faces da Depressão - A Criança e a Depressão



















RESUMO: Reflexão/discussão com vista à melhor compreensão a infância, do ponto de vista psíquico, e suas relações com a depressão. Questões como: Quais as especificidades da depressão na infância? O que está na sua origem? O que protege/torna mais saudável a criança ou, pelo contrário, a coloca em risco/adoece? Que sinais de alerta existem? As manifestações da depressão na infância diferem das de outras etapas da vida? Qual o impacto da depressão no desenvolvimento da criança, a nível emocional, relacional e cognitivo? Qual a importância do meio em que a criança está inserida? Que respostas existem a nível de prevenção, avaliação e intervenção/tratamento? São algumas sobre as quais vamos poder refletir em conjunto, neste encontro.

*CÉLIA BALDAIA: Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Neuropsicóloga. Licenciada em Psicologia, desde 2002, pela Universidade da Maia. Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, no âmbito da formação em Psicoterapia Psicodinâmica. Especialista avançada em Psicoterapia e Neuropsicologia Clínica. Ao longo dos últimos 20 anos trabalhou com crianças, adolescentes, adultos e idosos em contexto hospitalar, de IPSS, e clínica privada, e enquanto formadora profissional/especializada. Atualmente, exerce nas especialidades de Psicologia Clínica e Psicoterapia, e Neuropsicologia Clínica, no Porto/IPNP Saúde, e em São João da Madeira, em contexto privado. Coordenadora do Projeto Faces da Depressão. Formadora da OPP, no âmbito do ano profissional júnior, e no projeto Caring First - Universidade da Maia. Os seus principais interesses e linhas de investigação incidem nas áreas da depressão, ansiedade, trauma, psicossomática, dificuldades de aprendizagem, demência, AVC, psicoterapia e psicodrama.

*MADALENA PAIVA GOMES: Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta. Licenciada em Psicologia Clínica, desde 1998, pelo ISPA. O seu percurso profissional iniciou-se em 1999 como psicóloga clínica, em Setúbal, num projeto-piloto de inserção de jovens em situação de risco social e prevenção da maternidade precoce, fornecendo apoio psicossocial e formativo. Foi consultora de vários projetos de investigação científica do ISCTE. Trabalha desde 2005 como psicóloga clínica efetiva no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia, atualmente no CEBC – Centro de Estudos do Bebé e da Criança no mesmo hospital. Sócia da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (2005-2012); Membro fundador da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família; Membro da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy – IARPP; Membro fundador da Secção Portuguesa desta mesma organização. Psicoterapeuta Psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos em prática privada desde há 22 anos.

Vídeo do Encontro:


10º Encontro | Faces da Depressão - O Adolescente e a Depressão













RESUMO: Reflexão/discussão com vista à melhor compreensão da adolescência, do ponto de vista psíquico, e suas relações com a depressão. Refletiremos em conjunto sobre as particularidades desta fase e das especificidades da depressão na adolescência, bem como, o que está na sua origem, fatores protetores e de risco, sinais de alerta. Serão também abordadas questões como: As manifestações da depressão na adolescência diferem das de outras etapas de vida? Qual o impacto da depressão no desenvolvimento do adolescente, a nível emocional, relacional e cognitivo? Qual a importância do meio em que o adolescente está inserido? De que forma a família, amigos e sociedade poderão ajudar? Que respostas existem a nível de prevenção, avaliação e intervenção/tratamento?

*DIANA SÁ MOREIRA - Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, com mestrado em Ciências Forenses e Especialização Clínica em Psicoterapia Psicodinâmica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Psicologia da Educação e Psicoterapia reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerceu funções como membro cooptado da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; como psicóloga na Equipa Multidisciplinar Especializada na Assistência a Vítimas de Tráfico na Associação para o Planeamento da Família; e como consultora no projeto WebEducaçãoSexual – Sensibilização para a Igualdade de Género, no Instituto Universitário da Maia. Atualmente, é psicoterapeuta no IPNP Saúde, desempenha funções como formadora na OPP nos cursos de “Intervenção Psicológica em situação de Crise” e “Primeiros Socorros Psicológicos”, e é membro do grupo de investigação NIRP – NeuroDevelopment, Interpersonal Relationships and Psychopatology – UNIDEP/ISMAI.

*INÊS PINTO - Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especializada em Pedopsiquiatria no Hospital Dona Estefânia do Centro Hospitalar de Lisboa Central. A sua formação contou também com um estágio em Perturbações do Comportamento Alimentar no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil. Formadora do modelo Circle of Security InternationalR dirigido à intervenção clínica com grupos de pais tendo por base a vinculação. Doutorada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com o projecto “Origens da Obesidade Infantil: ansiedade, vinculação e biomarcadores neuroendócrinos em crianças obesas”. Trabalha atualmente no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo em Loures, nomeadamente na Consulta de Perturbações do Comportamento Alimentar, Consulta de Saúde Mental Perinatal, grupos terapêuticos do Hospital de Dia e supervisão das reuniões comunitárias. Membro da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família – Poiesis. Membro do grupo de saúde mental da Associaçao Internacional de Medicina da Dança e Ciência (IADMS). Membro do Grupo Regional de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé – Sociedade Internacional para a Saúde Mental Perinatal. Membro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência (APPIA).

Vídeo do Encontro:


11º Encontro | Faces da Depressão - O Adulto e a Depressão












RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão da fase de vida adulta, jovem e média, do ponto de vista psíquico, e suas relações com a depressão. A reflexão irá incidir sobre esta condição clínica numa fase de vida geralmente associada a “marcos” importantes e complexos do desenvolvimento, como por exemplo, a transição dos estudos para o mundo de trabalho, a saída de casa dos pais, o desenvolvimento de uma carreira, a autonomização emocional e financeira, a vivência de relações mais maduras, a coabitação com um/a companheiro/a, a opção de viver sozinho/a, a constituição de uma relação amorosa, de casal e/ou de uma família, o nascimento e educação dos filhos, entre outros, tendo por base uma inter-relacão natural e inevitável entre o indivíduo e uma sociedade que se encontra em constante mudança e transformação.

*PAULO AZEVEDO - Psicólogo clínico desde 1998 e mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento desde 2004. Membro especialista, formador e supervisor clínico em Psicoterapia na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Sócio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e Instituto de Psicanálise do Porto, onde já desempenhou funções diretivas. Exerce atividade privada como psicoterapeuta e supervisor clínico.

*RITA NAVARRO - Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa/FMUL, 2004. Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte, 2012. Assistente Hospitalar do Serviço de Internamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Beatriz Ângelo/HBA, 2013. Responsável da Unidade de Electroconvulsivoterapia do HBA, 2014. Consulta de Psiquiatria Perinatal (Periconcepção, gravidez e pós-parto alargado) do HBA, 2014. Formação em Estimulação Magnética Transcraniana na Depressão Farmacorresistente pela Universidade de Washington, Seattle, EUA. Formação avançada em Electroconvulsivoterapia pelo New York Psychatric institute, University of Columbia (EUA), 2015, e pelo Hospital Universitário de Bellvitge, Barcelona, 2014. Assistente livre da Cadeira de Psiquiatria I da FMUL (2008 - 2012). Orientadora de formação de internos do Internato Complementar de Psiquiatria e Medicina Geral e Familiar.

Vídeo do Encontro:


12º Encontro | Faces da Depressão - O Idoso e a Depressão













RESUMO: Reflexão/discussão com vista à compreensão sobre uma fase de vida normalmente associada a grandes mudanças, como por exemplo, ao término ou alterações da atividade profissional, à entrada para a reforma, a grandes mudanças na ocupação e vivência do tempo, a uma participação mais (ou menos) ativa na família e sociedade, à menopausa/andropausa, à maior probabilidade de ocorrência de doença, à necessidade de maior apoio familiar e social, à possibilidade de mudança de residência (familiar ou institucional), à possível perda de pessoas queridas e vivência de lutos complexos, à necessidade de encontrar novos sentidos de vida, e a um maior contacto com a morte/fim de vida. 

*RAQUEL AZEVEDO FREITAS - Doutorada em Psicologia. Docente do Ensino Superior (IPMaia - Universidade da Maia) nas áreas de "Gerontologia e Envelhecimento Positivo" e "Demências". Co-Coordenadora do Projeto Caring First (Universidade da Maia), na área das demências; e da Unidade de Demências no IPNP Saúde (Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto). Diretora Técnica, durante oito anos, de uma Resposta Social com oito valências. Investigadora e autora de diversos artigos da sua área de atuação. Atualmente trabalha na Divisão de Educação, Ação Social e Saúde da Câmara Municipal da Trofa.

*FREDERICO SIMÕES COUTO - Médico Psiquiatra, competência em Geriatria, Hospital de Santa Maria, Lisboa. Coordenador interino da Unidade de Gerontopsiquiatria do Hospital de Santa Maria. Membro sénior do EADC (European Alzheimer's Disease Consortium). Doutorado pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Professor e Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da UCP (Universidade Católica Portuguesa). Investigador do CIIS (Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde) da UCP. Membro da Comissão de Avaliação dos Medicamentos (INFARMED). Investigador e autor de diversos artigos da sua área de atuação.

Vídeo do Encontro:



13º Encontro | Faces da Depressão - A Sexualidade e a Depressão
























RESUMO: Reflexão/discussão com vista à melhor compreensão da sexualidade e a sua relação com a depressão. Questões como: O que é sexualidade? Psiquicamente, o que lhe está inerente? Qual a importância desta na relação a dois e na pessoa? O que torna a sua vivência mais saudável, mais completa, ou, pelo contrário, a coloca em risco/adoece? Qual a sua relação com a saúde mental, e mais especificamente com a depressão? Qual o impacto desta condição no desejo, no prazer, no contato íntimo, na satisfação sexual e relacional? De que forma o casal poderá promover a sua “saúde sexual”? Que respostas existem a nível de prevenção, avaliação e intervenção/tratamento? São algumas sobre as quais vamos poder refletir em conjunto, neste encontro.  

*SOFIA ALMEIDA BARBOSA - Psicóloga Clínica e da Saúde, e Psicoterapeuta. Licenciada pela Universidade da Maia. Mestre e Doutorada pela Universidade de Lyon, França, na área da sexualidade. Realizou formação em Terapia Cognitiva Sexual. Trabalhou durante 10 anos com médicos ginecologistas, adquirindo um vasto conhecimento e experiência sobre a Saúde da Mulher. Durante 5 anos foi responsável pela área de formação numa multinacional sobre cuidados de saúde ginecológicos e dermatológicos. Atualmente, está envolvida em grupos de trabalho de psicólogos clínicos sobre burnout e sexualidade, exercendo clínica privada no IPNP Saúde.

*PEDRO FERNANDES - Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta. Atualmente, desempenha a função de Diretor Técnico da Comunidade Terapêutica de Adaúfe - Cooperativa Sempre a Crescer. Sócio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Durante dois anos foi apresentador do programa sobre sexualidade "Transparências", no Porto Canal.

Vídeo do Encontro:


14º Encontro | Faces da Depressão - A Escola e a Depressão



















RESUMO: Reflexão/discussão sobre as relações entre a escola e a depressão, em diversas fases do desenvolvimento humano. Neste encontro, serão abordadas questões como: Qual a importância da escola para o desenvolvimento humano? Psiquicamente, o que lhe está inerente? O que torna a sua vivência mais saudável, mais completa, ou, pelo contrário, a coloca em risco/adoece? Qual a sua relação com a saúde mental, e mais especificamente com a depressão? De que forma os adultos - família, professores, profissionais de educação e saúde, entre outros, poderão ajudar a criança, adolescente, jovem adulto, etc., a uma vivência do meio escolar/académico mais saudável? Que respostas existem a nível de prevenção, avaliação e intervenção/tratamento da depressão através da escola?

*ALICE BRITO - Psicóloga Escolar e da Educação, licenciada pela Universidade da Maia. Formação profissional em intervenção psicológica em situações de catástrofe; em intervenção psicológica com pessoas LGBTQ; e em intervenção psicológica com crianças e jovens em risco. Exerce prática em contexto escolar público desde 2001, abrangendo as faixas etárias do pré-escolar ao ensino secundário; e no IPNP Saúde, na especialidade de Psicologia Escolar e da Educação, Orientação Vocacional e Gestão de Carreira. Os seus principais interesses incidem nas áreas da ansiedade em contexto escolar, dificuldades de aprendizagem, perturbação específica da aprendizagem da leitura e da escrita (dislexia), comportamentos disruptivos e antissociais.
*MARIA JOÃO MOUTINHO - Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta. Licenciada pelo ISPA em 1997 (Pré-Bolonha), e detentora de especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação, e especialidade avançada em Psicoterapia. Trabalha até à atualidade, desde 1998, em consultório de clínica privada; desde 2001, como Psicóloga Clínica, no Gabinete de Aconselhamento e Apoio Psicológico da Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa, onde faz psicoterapia individual de orientação dinâmica e psicoterapia de grupo de inspiração grupanalítica; e desde 2022 na CUF Nova SBE.

15º Encontro | Faces da Depressão - Violência, Trauma e a Depressão























RESUMO: Reflexão/discussão sobre a problemática da violência, trauma, e as suas relações com a depressão. Não há ser humano que não sinta agressividade e a exteriorize de alguma forma, que não tenha de lidar com algum tipo de trauma, que não apresente qualquer sentimento depressivo... Mas então, a partir de que limite estas vivências deixam de ser consideradas “normais” (e até necessários) e passam a ser patológicas? Quais os sinais/manifestações que alertam para a existência de violência, quer em relação à vítima, quer em relação ao agressor? Como é que esta se explica psiquicamente? O que despoleta a vivência de trauma e/ou depressão? Que impacto estes podem ter na vida da pessoa? Que factores protetores ou, pelo contrário, de risco, existem? De que forma os outros - família, amigos, conhecidos, comunidade, sociedade, poderão ajudar? Que respostas existem a nível de prevenção, avaliação e intervenção psicológica, psicoterapêutica, psicoeducativa, psicossocial, etc.? São algumas das questões, sobre as quais vamos poder refletir em conjunto, neste encontro.

*JOSÉ PINTO - Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde, Mestre em Medicina Legal pelo ICBAS. Pós-Graduado em Ciências Médico Legais pelo ICBAS. Especialista em Medicina Legal pelo ICBAS. Doutorando em Psicologia da Justiça e Forense da Universidade de Santiago de Compostela. Trabalhou na Unidade de Psiquiatria de Ligação do Centro Hospitalar do Porto. Realiza perícias médico-legais no âmbito da psicologia clínica forense. Participou em várias missões humanitárias pelo Comité Internacional da Red Cross. Trabalha há cerca de 20 anos com vítimas de violência doméstica, quer em acompanhamento, quer em acolhimento. Psicólogo Cínico Forense no IPNP Saúde. Psicólogo no Centro Médico Legal, Professor. J. Pinto da Costa. 

*JOSÉ PEDRO SEQUEIRA - Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA. Psicoterapeuta Psicanalítico, pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise, e Psicoterapeuta de Casal e Família, pela Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família/POIESIS. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicoterapia, pela Ordem dos Psicólogos. Psicoterapeuta de Organizações e Instituições. Diretor da Clínica de Saúde de Psicologia e Assistente no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Autor dos livros “As Origens Psicológicas da Toxicomania“ (Climepsi) e “A Alcachofra e a Cebola – Duas Posições Epistemológicas em Psicanálise“ (Fim de Século), e de outras publicações científicas.  16º Encontro | Faces da Depressão - Cérebro e Depressão



















RESUMO: Reflexão/discussão sobre a relação entre Cérebro e Depressão. O cérebro constitui-se como órgão onde a depressão ocorre, e neste encontro procuraremos abordar as várias faces do impacto da depressão na estrutura cerebral. À semelhança de doenças que afetam outros órgãos, a depressão também tem uma cadeia etiopatogénica, pelo que iremos apresentar um olhar compreensivo sobre a mesma, bem como a sua interação com a estrutura cerebral. Neste sentido será que na depressão, como noutras patologias, existem fatores neuronais protetores, e de risco? As neurociências estão em constante desenvolvimento, e a literatura científica sugere a existência de uma reorganização cerebral associada ao tratamento da depressão. Clinicamente sabemos que a forma de intervenção mais eficaz na patologia depressiva é a conjugação de farmacoterapia e psicoterapia, pelo que é pertinente abordar o impacto do tratamento em vários dos complexos processos neuronais. Nomeadamente, qual o potencial do tratamento para ativar a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de reorganização sináptica que surge como resposta a estímulos do exterior? Mais ainda, como se relaciona com a neurogénese observada em estruturas responsáveis pela formação da memória de curto prazo e aprendizagem? E qual o papel da relação terapêutica na estimulação e mediação de todos estes processos?

*SUSANA OLIVEIRA - Licenciada em Psicologia Clínica com Mestrado em Neuropsicologia Clínica. Coordenadora da Especialidade de Neuropsicologia do IPNP Saúde desde 2010. Atualmente Diretora Clínica no mesmo Instituto. Foi Professora Auxiliar convidada do Mestrado de Neuropsicologia Clínica do Instituto Universitário de Ciências da Saúde entre 2011 e 2013, e docente e consultora na área das Neurociências na Porto Business School entre 2016 e 2019. Desenvolveu ainda atividade como assistente na revisão e tradução de testes neuropsicológicos para a Transperfect Translations (USA). É formadora na Ordem dos Psicólogos Portugueses nos Módulos de Identidade Profissional e Ética e Deontologia Profissional a Psicólogos Júnior. E professora na Universidade do Autodidata e Terceira Idade do Porto. Exerce prática clínica como Psicoterapeuta de adultos e crianças de acordo com o Modelo Psicanalítico, tendo como Supervisores membros da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

*ANTÓNIO PAIVA - Natural de Lisboa, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, especializou-se em Psiquiatria no então recém-criado Centro de Saúde Mental do Barreiro-Montijo, onde se tinha iniciado uma experiência-piloto com especial ênfase na prática da psiquiatria comunitária. Seguiu-se um percurso profissional na já referida instituição, tendo criado e coordenador durante 10 anos o Hospital de dia. Posteriormente, chefiou o mesmo departamento durante cerca de 10 anos. Concomitantemente, e desde o início da especialização em psiquiatria, desenvolveu formação psicanalítica na Sociedade Portuguesa de psicanálise, tendo como analista didata o Professor Coimbra de Matos. Nos últimos anos, tem-se dedicado particularmente à clínica privada e colaborado com a comunidade terapêutica para pacientes mentais graves Casa d’Alba, que desenvolve o seu trabalho segundo o modelo “Open Dialogue”. Na sua atual prática clínica, aplica um modelo de interceção entre a metodologia médica com ênfase na psicofarmacologia e a metodologia psicanalítica.


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)