O meu filho tem medo… O que posso fazer?

 O medo é algo que aparece ao longo de toda a vida. Quando somos crianças surgem alguns medos que parecem maiores do que nós, que nos limitam e nos fazem só querer fugir de determinada situação. Nesses momentos os pais têm, perante o medo dos filhos, um papel muito relevante!

Se tem sentido que o/a seu/sua filho/a evidencia bastante ansiedade em certos momentos do seu dia-a-dia. Se sente que em determinados momentos ele/a fica demasiado agitado/a, triste, angustiado/a e com dificuldade em enfrentar ou lidar com a situação, então será importante a sua intervenção enquanto pai ou mãe.

O medo aparece de mansinho junto do/a seu/sua filho/a, aproveitando-se da oportunidade certa para se instalar. Aos poucos vai crescendo, ganhando poder, dizendo-lhe o que pensar e o que fazer! Influencia, convence, limita. Vai-lhe retirando confiança, força, coragem. Traz-lhe sofrimento e aos poucos vai-se tornando visível para os próprios pais.


O que fazer? Como ajudar o/a seu/sua filho/a a lidar com o medo? 

Os pais devem primeiro ajudar o/a seu/sua filho/a a conhecer o medo, perceber que estratégias utiliza, que argumentos apresenta, o que o/a faz sentir, o que o/a faz temer. E só depois de serem capazes de ver, com clareza e nitidez, a presença e influencia do medo na vida do/a seu/sua filho/a poderão, em conjunto, encontrar estratégias para o enfrentar e enfraquecer, e quem sabe, vencer!

Se sente que tem sido demasiado desafiante lidar sozinho/a com os medos do/a seu/sua filho/a, contacte-nos.

 

Conhecemos bem como os medos costumam atuar e podemos ajudar a vencer esta batalha!

 

Rita Sá

Consulta de Pais & Terapia Familiar | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)