Resoluções de Ano Novo que os Casais Podem Fazer Juntos

Uma relação amorosa saudável necessita de quatro pilares imprescindíveis: confiança, respeito (próprio e pelo Outro), comunicação e intimidade. Conquistar e equilibrar, diariamente, estas dimensões não é tarefa fácil, nem acontece por magia. Expressões como “cara metade”, “alma gémea”, “feitos um para o outro”, carregam uma crença irrealista de encaixes perfeitos, que os conflitos são sinal de fracasso e que a solução das divergências é a separação. 

Uma relação é trabalho, compromisso, cedência e frustração, a par da partilha, interação próxima e conquista. E sim, é na diferença que se cresce e aprende, onde cada um/a contribui para o desenvolvimento de um projeto comum, com consideração mútua, positividade, abertura e segurança, e partilha de tarefas e responsabilidades. 

Em contextos intensos e desafiantes, estas capacidades são postas à prova, tendo os casais de procurar o mais profundamente dentro de si e em conjunto, todas as forças para ultrapassar as adversidades e/ou os desafios. 

2020 foi, inesperadamente, a verdadeira prova de fogo! De uma exigência brutal, uma “experiência paralela”, obrigando a criar e a recriar pensamentos, sentires, experiências, e a tomar decisões numa (im)previsibilidade frágil e falível. Um ano projetado como promissor, tornou-se devastador.  

Estando quase no fim, o sentimento é de receio e de um certo sentimento de impotência face a novos planos e desejos. Contudo, e porque há futuro, é muito importante fazer, em conjunto, as resoluções de Ano Novo, unindo e alinhando objetivos comuns.  



Esta é uma ótima oportunidade para refletirem e se comprometerem com hábitos de relacionamento saudáveis, íntimos, de prazer e de realização, fortalecendo e intensificando a satisfação amorosa e pessoal. Assim, definir compromissos, objetivos e atividades para 2021 servirá de estímulo, inspiração e aproximação mútuas, para que a relação possa continuar a crescer. 

Marquem um momento e, numa folha em branco, definam para as dimensões compromissos, objetivos e atividades, quais serão as vossas realizações para o Novo Ano. 

Façam acontecer! 

Valéria Sousa-Gomes 
Terapia de Casal | IPNP Saúde  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)