Terapia de Casal
Hoje dei por mim a procurar a etimologia da palavra. Talvez por sentir que os temas podem ser tantos, mas há algo que vos pode interessar em comum.
Casal… Do latim lardio casālis ("doméstico", "pertencente à casa”). Muitos casais partilham (uma) casa. Se pensarmos em casa vamos imaginar várias coisas mediante as experiências e vivências de cada um… Arrisco dizer que pelo menos uma dessas imagens remete para a ideia de abrigo ou relação…
Não sei se é a casa que une o casal se é o casal a própria casa, acredito cada vez mais na segunda. Contudo sei que todos os casais procuram a cada instante sentir que não estão sozinhos, estão seguros, protegidos, em relação com…
E sim, os abrigos vão precisar de ser reparados. Sim, as relações dão lugar ao sofrimento, medo, desamparo.
A Terapia de Casal é diferente em cada situação, mas alguns propósitos são semelhantes. De outra forma a Teoria, o Conhecimento, a Música não encontrava expressões tão comuns…
“Say Something” é uma música composta por Ian Axel, Chad Vaccarino e Mike Campbell que fala sobre uma separação, onde os cantores imploram para que o/a companheiro/a diga alguma coisa para reverter a situação, expressando tristeza e arrependimento.
Parecia uma música à sorte até me parecer um bom exemplo; não foi ao acaso que a versão regravada com Aguilera vendeu mais de 4 milhões de cópias nos Estados Unidos.
Entre outros aspetos, nesta música e na vida emerge uma delas: o desejo de entender o outro.
A Terapia de Casal entre outras coisas pode ser este espaço, onde se conhece mais o outro e a si mesmo.
Maria Emanuel Moreira
Terapia de Casal | IPNP Saúde
Comentários
Enviar um comentário