A importância da sexualidade e da saúde sexual no bem-estar e na qualidade de vida

A saúde sexual é definida pela Organização Mundial de Saúde (2006) como “um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado com a sexualidade; e não meramente a ausência de doença, disfunção ou enfermidade”, sendo a sexualidade vista como elemento central do bem-estar e qualidade de vida a que todos/as temos direito. 

Embora muitas pessoas reconheçam a importância de conversar a respeito da sexualidade, infelizmente este assunto ainda é tabu, e este “silêncio” apenas aumenta a falta de informação e gera ainda mais impactos negativos. As dificuldades sexuais não são um fracasso ou culpa de uma pessoa, mas antes, consequência do modo como o próprio corpo, a mente, a intimidade, ou mesmo a sociedade, funcionam. 

Na sua maioria, as dificuldades sexuais são relativamente simples de tratar, no entanto, frequentemente, o maior obstáculo à sua resolução, é mesmo a demora no pedido de ajuda. A Terapia Sexual implica a reflexão sobre questões físicas, médicas, assim como emocionais, relacionais, comportamentais, envolvendo uma exploração sobre o que possam ser as inseguranças e padrões mentais que impedem uma vivência satisfatória e saudável da sexualidade.  

A qualidade da vida sexual passa por cuidar da sua própria saúde física e mental, por isso, na presença de uma dificuldade e/ou problemática sexual, não adie e procure ajuda profissional

Cuide do Melhor de Si!

Ana Medeiros 
Especialista em Sexologia Clínica | IPNP Saúde 
*disponível em vídeoconsulta ou teleconsulta

#sexualidade #saúdesexual #bemestar #qualidadedevida #relacionamento #disfuncoessexuais #intimidade #sexologiaclinica #IPNPsaude

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)