A magia das palavras, das histórias e das emoções partilhadas...
Sabemos que o diálogo
e a leitura nas histórias compartilhadas
são poderosas ferramentas de estímulo e ensino, promovendo, sem dúvida, o desenvolvimento cerebral, linguístico e cognitivo da
criança.
Na leitura de histórias compartilhadas procure:
Boas leituras!
No entanto,
examinada numa perspetiva do vínculo também
é claro ser uma experiência relacional, envolvendo comentários sobre emoções
compartilhadas, referências a estados mentais como emoções e tomadas de
decisão, capacidade de resposta mútua
às reações de cada parceiro/a à narrativa e a emoção e o calor compartilhados
de ler em conjunto.
(Ver as investigações de Receteufl, Deichmann, Supper e Ahnert, 2019 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14616734.2019.1589063 e Thompson, 2020 https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14616734.2019.1589064?journalCode=rahd20 )
(Ver as investigações de Receteufl, Deichmann, Supper e Ahnert, 2019 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14616734.2019.1589063 e Thompson, 2020 https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14616734.2019.1589064?journalCode=rahd20 )
A leitura de
histórias compartilhadas antes de adormecer,
na creche, no jardim
de infância, na escola, na clínica, é um meio extraordinário de crescimento relacional e
pragmático, onde a segurança psicológica é
fomentada, experiências partilhadas são reveladas e iluminadas, soluções
para dificuldades emocionais e
relacionais são encontradas e representações mentais de si, dos outros e do mundo social ganham forma.
Este é, assim, um ritual que fortifica cérebro e vínculo, estimula as
sinapses, a linguagem, o pensamento, o conhecimento emocional e social,
importantes preditores da saúde mental.
~ representar/dramatizar, de forma entusiasta,
as emoções apresentadas;
~ estimular a compreensão das causas da emoção
e os seus resultados/consequências;
~ interligar acontecimentos de vida da
criança/família/escolar à emoção representada;
~ solicitar mais informações sobre
emoções;
~ proporcionar orientações sobre a manifestação adequada da emoção;
~ confirmar, repetir os comentários da criança,
dando continuidade ao diálogo.
Boas leituras!
Desde sempre e para sempre... Ler.
Filipa Rafael
Filipa Rafael
Psicologia Clínica e Psicoterapia | IPNP Saúde
*disponível em vídeoconsulta e teleconsulta
*disponível em vídeoconsulta e teleconsulta
#ipnpsaúde
#ajudaespecializada #saudemental #bemestar #históriasinfantis #infância
#desenvolvimentocerebral #estimulação #livroinfantil #desenvolvimentoinfantil
#brincar #leitura #vinculação #bebé #família #basesegura #emoções
Comentários
Enviar um comentário