A magia das palavras, das histórias e das emoções partilhadas...

Sabemos que o diálogo e a leitura nas histórias compartilhadas são poderosas ferramentas de estímulo e ensino, promovendo, sem dúvida, o desenvolvimento cerebral, linguístico e cognitivo da criança.

No entanto, examinada numa perspetiva do vínculo também é claro ser uma experiência relacional, envolvendo comentários sobre emoções compartilhadas, referências a estados mentais como emoções tomadas de decisãocapacidade de resposta mútua às reações de cada parceiro/a à narrativa e a emoção e o calor compartilhados de ler em conjunto.
(Ver as investigações de Receteufl, Deichmann, Supper e Ahnert, 2019 
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14616734.2019.1589063 e Thompson, 2020 https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14616734.2019.1589064?journalCode=rahd20 )

A leitura de histórias compartilhadas antes de adormecer, na creche, no jardim de infância, na escola, na clínica, é um meio extraordinário de crescimento relacional e pragmático, onde a segurança psicológica é fomentada, experiências partilhadas são reveladas e iluminadas, soluções para dificuldades emocionais e relacionais são encontradas e representações mentais de si, dos outros e do mundo social ganham forma.

Este é, assim, um ritual que fortifica cérebro e vínculo, estimula as sinapses, a linguagem, o pensamento, o conhecimento emocional e social, importantes preditores da saúde mental.

Na leitura de histórias compartilhadas procure:
representar/dramatizar, de forma entusiasta, as emoções apresentadas;
estimular a compreensão das causas da emoção e os seus resultados/consequências;
interligar acontecimentos de vida da criança/família/escolar à emoção representada;
solicitar mais informações sobre emoções;
proporcionar orientações sobre a manifestação adequada da emoção;
confirmar, repetir os comentários da criança, dando continuidade ao diálogo.

Boas leituras!
Desde sempre e para sempre... Ler.

Filipa Rafael
Psicologia Clínica e Psicoterapia | IPNP Saúde
*disponível em vídeoconsulta e teleconsulta


#ipnpsaúde #ajudaespecializada #saudemental #bemestar #históriasinfantis #infância #desenvolvimentocerebral #estimulação #livroinfantil #desenvolvimentoinfantil #brincar #leitura #vinculação #bebé #família #basesegura #emoções


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)