E quando não compreendemos o que está para além das palavras?


Nem sempre perceber uma ironia, uma piada, uma expressão, um gesto e/ou entoação é uma tarefa fácil. 
Por vezes é necessário explicar de uma forma explícita que, naquele momento e contexto, o sorriso realizado tinha uma conotação negativa ou que a expressão “está bonito isto” acompanhada de uma entoação característica  pode representar desagrado ou reprovação. Esta dificuldade de interpretação e representação poderá ser mais sentida e presente em Perturbações do Espetro do Autismo e nas Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem Pragmáticas, entre outras.

Crianças, jovens e adultos podem demonstrar um processamento compreensivo oral e escrito inconstante devido à tendência para haver uma compreensão literal do que está a ser exposto. Podem apresentar fragilidades na integração de conceitos em sequência e/ou na compreensão da relação entre as palavras e as frases, em realizar inferências e em julgar adequadamente a intenção do interlocutor. Podem apresentar ainda adversidades de adaptação da linguagem ao contexto interativo, pouca iniciativa comunicativa, ausência de tentativa espontânea de partilhar interesses ou situações, falta de reciprocidade social e/ou emocional, uso reduzido de comportamentos não verbais (expressão facial, gestos, postura corporal) para regular a interação, existência de interesses restritos na exposição verbal e dificuldade de autoanálise.

Uma intervenção precoce, focada e especializada nas competências comunicativas e linguísticas, associadas ao uso da linguagem, poderá criar novas oportunidades de comunicação, de interação  social e de relacionamento com os outros.

Criar motivação para a comunicação é uma grande missão!
Saiba mais connosco!

Olímpia Moreira 
Terapia da Fala | IPNP Saúde 





Imagem de Mariana Crisóstomo – Ilustradora e Designer Gráfico

Mariana Crisóstomo, ilustradora, criou várias ilustrações que são uma representação literal de expressões portuguesas e não da mensagem que pretendem transmitir.

De forma engraçada e criativa demonstra também a riqueza da nossa língua.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)