Equilíbrio Ocupacional


Atualmente, encontramo-nos numa fase complicada a nível mundial, onde a maioria da população se encontra em isolamento social. 

O Ser Humano é um ser social, onde as interações sociais assumem um papel significativamente benéfico para a saúde mental, mas também necessita de rotinas. Numa altura em que toda a gente é forçada a alterar a sua rotina, torna-se importante mantermo-nos ativos. O Ser Humano detém uma natureza ocupacional inata e precisa de estar sempre em constante equilíbrio, mesmo que seja algo inconsciente. 



Equilíbrio Ocupacional é algo que fazemos regularmente, mas que não damos a devida importância. Este conceito consiste na existência de um balanço entre as coisas que realizamos no nosso quotidiano nas diferentes áreas da nossa vida (ocupações), que nos induzem bem-estar. Perante esta situação em que vivemos, onde há pessoas a trabalhar a partir de casa, outras a estudar e outras sem ocupação diária por inúmeros motivos, torna-se bastante pertinente envolvermo-nos em atividades. 




Então, o que devemos fazer com o nosso tempo?
Temos de o preencher com tarefas produtivas e prazerosas, criando uma rotina. Desta forma, além de estarmos a promover o nosso bem-estar, mais tarde não será tão complicado regressar, dentro dos possíveis, à rotina anterior a esta crise. 
Aproveite então esta fase pela qual todos estamos a passar, para criar novos hábitos e rotinas, envolver-se naqueles projetos/ideias que tem há algum tempo, desfrutar do tempo passado em família, entre inúmeras coisas possíveis.

Opte por um caminho feliz, equilibrado e prazeroso, mesmo nas pequenas coisas do seu dia-a-dia. Nunca foi tão importante querer manter um equilíbrio ocupacional nas nossas vidas. 
Os Terapeutas Ocupacionais podem ajudar, detêm das ferramentas necessárias para disponibilizar. 

Catarina Moreira
Terapeuta Ocupacional | IPNP Saúde 


#IPNPSaúde #ajudaespecializada #terapiaocupacional #humano #equilibrio #equilibrioocupacional #balanço #bemestar #ocupações #ativo #interação

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)