Tive (tenho) um AVC, TCE, uma demência ou uma outra doença neurológica. E agora?? 🧠🤷

AVC (acidente vascular cerebral), TCE (traumatismo crânio-encefálico) demência (ex.: doença de Alzheimer, demência vascular, doença de Parkinson,...), Esclerose Múltipla, Tumor Cerebral, Epilepsia, são algumas das condições clínicas em que uma intervenção neuropsicológica especializada se revela de extrema importância e necessidade.

 

Estas perturbações envolvem, habitualmente, alterações cognitivas, motoras, emocionais, comportamentais, funcionais, ambientais e/ou sociais, muito exigentes, que implicam uma grande necessidade de adaptação e ajustamento, não só da própria pessoa, mas também dos que a rodeiam. 

 

São doenças que exigem, a maior parte das vezes, cuidados acrescidos e específicos por parte dos que são mais próximos, dado o compromisso que ocorre ao nível da capacidade de autonomia/independência, na realização das atividades diárias, que pode ser mais ou menos grave, mais ou menos acentuado, mais ou menos duradouro. 

 

A reabilitação neuropsicológica traduz-se num conjunto de intervenções que objetivam melhorar os problemas cognitivos, emocionais e sociais decorrentes de uma lesão (ou disfunção cerebral), auxiliando a pessoa a alcançar maior independência e qualidade de vida.

 

Numa perspetiva compreensiva e holística, um bom de plano de reabilitação implica que se tenha realizado previamente uma avaliação neuropsicológica adequada, para que se possam traçar objetivos de intervenção devidamente ajustados e personalizados à pessoa, em que as suas características de personalidade, emoções, história de vida, cultura e interesses, para além do perfil cognitivo, sejam naturalmente considerados.

 

A intervenção deve ser integrada e dinâmica, envolvendo um trabalho não só com a pessoa, de reabilitação cognitiva, mas também muito com os cuidadores (informais e/ou formais), de orientação e aconselhamento, e em equipa multidisciplinar, sendo importante a articulação com outras especialidades, como por exemplo, neurologia, psiquiatria, psicologia (psicoterapia, psicoeducação), terapia da fala, terapia ocupacional e/ou fisioterapia. 

 

Um processo de reabilitação neuropsicológica bem planeado e implementado faz toda a diferença a nível do bem-estar e qualidade de vida da pessoa e dos que a rodeiam!

 

Para mais informações, contate-nos!

 

Célia Baldaia

Especialidade de Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde


#doencaneurologica #acidentevascularcerebral #taumatismocranio #brain #reabilitação #psicoterapia #cuidadores #cuidar #bem-estar #qualidadedevida #ipnpsaude

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Insegurança(s) nas relações?