Um cérebro que se diverte e que, por isso, cresce! 🧠 🎲 🧮 🤸♂
💭 Será que o tempo de férias, que idealmente deve ser concebido como relaxante, pode ser também propício à estimulação cognitiva?
O funcionamento cognitivo corresponde ao modo como o nosso cérebro perceciona, aprende, assimila, pensa e memoriza um determinado conteúdo, experiência ou conhecimento que conseguimos adquirir através dos nossos sentidos. É a partir desta interação com o mundo que a rodeia, contactando e conhecendo objetos, animais, pessoas, que a criança se desenvolve cognitivamente.
A estimulação cognitiva idealmente deve ser concebida como uma atividade lúdica como jogos de tabuleiro, jogos com o corpo, labirintos, quebra-cabeças, pinturas, desenhos, entre muitos outros exemplos, com o objetivo de desenvolver e aprimorar competências.
Este tipo de tarefas deve ser capaz de ativar funções como a linguagem, funcionamento executivo, motricidade, perceção ou memória que constituem a base da aquisição de competências associadas a funções cerebrais superiores, garantindo assim um desenvolvimento pleno e adequado, não só cognitivo como comportamental e emocional.
Estimular pode assumir um efeito neuroprotetor e potenciar o funcionamento cerebral para dar resposta a futuras necessidades académicas ou profissionais mais desafiantes.
O sucesso da aprendizagem da criança é fortemente influenciado pela riqueza do contexto, da experiência relacional e emocional envolvida, onde a diversidade e o prazer têm um impacto relevante!
⚠️ Segue-se um exemplo de um desafio que poderá "abraçar” com o seu/sua filho/a, que consiste em identificar a "imagem intrusa" no conjunto de imagens apresentadas.
Este jogo pode servir como exemplo para criações com outras imagens ou mesmo palavras, associadas a fases do desenvolvimento mais ou menos complexas.
E, sobretudo, divirta-se! Não há aprendizagem eficaz sem uma dose importante de prazer e desafio!
Contudo, se sentir que o/a seu/sua filho/a sente dificuldade em acompanhar raciocínios que lhe parecem incongruentes com a sua idade ou em executar tarefas específicas, pondere uma avaliação neuropsicológica infantil. Este tipo de avaliação permite identificar o padrão de forças e fraquezas cognitivas de forma a realizar um plano de estimulação individualizado e adequado às aprendizagens que o contexto lhe exige.
Marina Santos
Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde
Projeto "Amazing Learning"
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