No emotion 💕, no learning! 🧠

 A emoção integra a evolução humana acompanhando todo o seu desenvolvimento, tornando-se assim, tão essencial no processo de aprendizagem. As emoções são consideradas adaptativas ao ser humano, uma vez que o prepara e o orienta para determinados comportamentos e ações face a experiências ou situações de vida, fornecendo informações fundamentais sobre os estímulos e sobre o meio onde nos inserimos.

Contudo, sem a capacidade de regulação emocional, ou seja, a capacidade de gerir e regular as suas emoções, a vida e as relações humanas seriam caóticas e a aprendizagem seria como uma “catástrofe natural”. As emoções iriam exercer domínio sobre o ser humano, fazendo com que este reagisse de forma impulsiva, eufórica, desadequada e desadaptativa. Daí, o cérebro humano integrar infindos processos neuronais, possibilitando a capacidade de conseguir regular as suas emoções adequadamente.

 

🔹 Quais as áreas cerebrais responsáveis?

No que toca à estrutura neurológica responsável pela componente emocional, destacamos o Sistema Límbico, um conjunto de regiões subcorticais responsáveis pelas funções emocionais que paralelamente integram também estruturas fundamentais para a memória e para a aprendizagem , tais como, a amígdala, a ínsula, o hipotálamo, o córtex cingulado, os corpos mamilares e o núcleo accumbens. No que toca especificamente à capacidade do ser humano regular e controlar as suas emoções, destacamos o cortéx pré-frontal com um papel fundamental no que toca à inibição, controlo ou ativação de respostas comportamentais,  funcionando em interação muito próxima ao sistema límbico.

🔹 Como a emoção interfere no processo de aprendizagem?

A aprendizagem entende-se pela ligação entre um estímulo e uma resposta que irá proporcionar mudanças comportamentais, de aptidões e de capacidades, e ao ocorrer adequadamente, permitirá que se formem circuitos neuronais no cérebro humano, transformando o pensamento e o sentir.

Logo, podemos referir que para a aprendizagem ocorrer é importante criar condições para um ambiente seguro, cuidado e agradável. Contrariamente, perante um ambiente de ameaça e de perigo, o sistema límbico pode ativar mecanismos de inibição , contribuindo para dificuldades de resolução do problema e de regulação emocional, agindo de forma mais instintiva e imediata.

 

🔹 Que dificuldades poderão surgir?

Importa referir que muita das vezes, os problemas de saúde mental encontrados no contexto escolar são consequência de dificuldades emocionais, em que alunos/as podem reagir inadequadamente ao facto de não conseguirem corresponder às expectativas esperadas. Consequentemente, desencadeará baixo rendimento académico, ansiedade, desmotivação, falta de atenção e concentração nas tarefas propostas, problemas de organização do estudo e no seu planeamento, dificuldades de memorização, dificuldades em acompanhar raciocínios, entre outras complicações que poderão surgir.



Se sentir que o/a seu/sua filho/a sente algum tipo de dificuldades, recorra a uma avaliação neuropsicológica infantil, assim será possível identificar as suas potencialidades e fragilidades cognitivas que permitem elaborar um plano de estimulação personalizado e adequado às necessidades específicas de cada criança.


Marina Santos

 Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde

#emotion #emotionallearning #learning #braindevelopment #brain #education #emocao ##regulaçãoemocional #aprendizagem #regressoasaulas #ipnp #ipnpsaude #psicologia #neuropsicologia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)