O Sono

O Sono durante a Pandemia 

O sono é fundamental para a saúde física mas também é um dos principais impulsionadores de bem-estar emocional, ajudando a combater o stress, a depressão e a ansiedade. O distanciamento social, a quarentena, o trabalho dentro e fora de casa trouxeram mudanças profundas às rotinas habituais para todas as pessoas.

As preocupações geradas pelo clima de incerteza trazem ansiedade, o que dificulta o sono. Um cérebro acelerado mantém o corpo acordado. 

A ansiedade é uma resposta de sobrevivência: se o cérebro percebe um perigo, ativa os sistemas físicos de alerta e fuga (sistema de inibição e de ativação comportamental), mas quando o perigo é difuso e não se manifesta de imediato, a resposta ansiosa ganha desproporcionalidade e tem-se a instalação da doença, onde a insónia é o sintoma mais frequente.


O sono:

▪️ capacita o sistema imunitário: os estudos revelam que um descanso noturno sólido fortalece as defesas do corpo;

▪️ aumenta a função cognitiva: o nosso cérebro ativa-se e funciona melhor quando dormimos bem;

▪️melhora o humor: a falta de sono pode alterar os níveis de resistência à tolerância e frustração, diminui o nível de energia e causa/piora os sentimentos de depressão;

▪️melhora a saúde mental: além da depressão, os estudos têm revelado que a falta de sono está relacionada com a ansiedade, doença bipolar e com o stress pós-traumático.

 

Sugestões de higiene do sono:

ü  estabeleça novas rotinas como hora de acordar, hora de adormecer, número de horas diárias de trabalho, hora das refeições;

ü  pratique atividade física de forma regular;

ü  mantenha contactos sociais frequentes presencialmente de forma segura ou mediados pela tecnologia;

ü  utilize técnicas de relaxamento como ioga, meditação, ouvir música calma, ler;

ü  mantenha uma dieta saudável.

 

E lembre-se que:

a cama é só para dormir – os especialistas em sono enfatizam que trabalhar ou estudar em casa não deve ser feito na cama e de preferência deve ser feito fora do quarto.

Manter a qualidade do sono melhora praticamente todos os aspetos da saúde física e mental, motivo pelo qual este aspeto se torna de importância fulcral para a manutenção do bem-estar, produtividade e qualidade de vida.


Diana Dias Moreira
Neuropsicologia Clínica | IPNP Saúde

#sono #pandemia #cérebro #saudemental #bemestar #ipnpsaúde


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)