Já estou ansioso/a com os exames à porta!


Preocupado/a com os exames? 
Pensamentos como “vai correr mal”, “eu não sou capaz” ou “eu não vou conseguir” começam a emergir agora com o aproximar dos exames? 
Só em pensar, os teus níveis de ansiedade disparam e até transpiras? 
Então este texto é para ti! 
 

Os exames nacionais representam um momento bastante decisivo na vida de qualquer estudante em relação ao seu futuro. A estes momentos de avaliação, associa-se uma elevada pressão, quer por outros como pelo/a próprio/a estudante, podendo surgir uma dificuldade em gerir e regular as emoções associadas. A ansiedade sentida e consequente dificuldade em gerir-se emocionalmente pode interferir mesmo antes do momento de avaliação, ou seja, desde a preparação do estudo. 
 
Aquando o momento de preparação, poderá fazer com que se evite estudar, se sinta dificuldades na concentração e dificuldades em escolher o método de estudo mais adequado. Relativamente ao momento de avaliação (exame) poderão existir dificuldades em gerir o tempo para a execução da tarefa, dificuldade na concentração e atenção e o surgimento de “brancas”.  
 
É fundamental conhecer e saber como se manifesta a Ansiedade para que se consiga identificar quando a estamos a sentir e como saber geri-la.  Normalmente a Ansiedade é acompanhada de pensamentos negativos e de ativação corporal como tensão muscular, aumento do ritmo cardíaco, sensação de aperto na garganta, respiração acelerada, sudorese (transpiração), tremores nas mãos e/ou frias.  
 
E quando as notas não estão de acordo ao esperado? 
Sentimentos como tristeza e raiva podem emergir, podendo levar à origem de crenças desadaptativas como a de incompetência e fracasso e consequentemente aumento dos níveis de ansiedade.  
 
Aprender a lidar com a Ansiedade e a ter estratégias para a superar é fundamental, quer nos momentos de preparação de exame, quer no próprio momento de avaliação, sendo essencial, em casos de elevada intensidade e permanência dos sintomas, a procura de ajuda profissional!
 
Marina Santos e Joel Teixeira 
Psicologia Clínica e Psicoterapia | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)