O papel dos pais na escolha vocacional dos filhos
O processo de orientação vocacional deverá ser amplo e dinâmico, não devendo ser circunscrever-se à intervenção individual com os jovens, mas sim ser alargado aos seus contextos de vida, como a família. Pais e cuidadores mais informados poderão proporcionar um contexto mais securizante para a esta tomada de decisão.
Neste sentido devem ser trabalhados também os pais para que, mais elucidados e esclarecidos, possam ser um elemento-chave no apoio à tomada de decisão: não a condicionando, mas pelo contrário proporcionando a estabilidade necessária e proporcionando experiências que possam ser diferenciadoras e ajudar na tomada de decisão.
Assim, deve ser proporcionado aos pais um espaço que promova a reflexão acerca da importância do processo de escolha vocacional e a reflexão acerca da sua importância no processo de escolha vocacional dos seus filhos. Não poderemos esquecer também que os pais devem também ter conhecimento sobre as opções do sistema educativo português.
Como processo paralelo ao processo individual dos jovens, deverá este processo com pais potenciar o conhecimento das expectativas, competências, interesses e valores dos seus filhos, assim como, o seu envolvimento ativo no processo de escolha vocacional dos mesmos.
Filipa Rafael
Orientação Vocacional e Desenvolvimento da Carreira | IPNP Saúde
Comentários
Enviar um comentário