Pânico, Fobias e Ansiedade


Um conjunto de perturbações psiquiátricas definem-se pela presença de sintomas de ansiedade em diferentes contextos ou de forma pervasiva; São as chamadas “Perturbações da Ansiedade”, cujo reconhecimento é crescente. 

 

As perturbações da ansiedade, onde se incluem a perturbação de pânico, as fobias e a ansiedade generalizada podem ser extremamente limitantes e coexistem frequentemente. Isto significa que é comum alguém que se descreve como sendo “ansioso” e experimenta níveis de ansiedade elevados em situações variadas poder apresentar crises de pânico ou exacerbações de sintomas ansiosos em determinadas situações específicas (como, por exemplo, voar num avião) ou em contacto com determinados estímulos. 


Este tipo de quadros, sobretudo a perturbação de pânico e as fobias, podem associar-se ao evitamento persistente de um número crescente de situações, com cada vez maior impacto na autonomia do indivíduo. São múltiplos os fatores de risco e de manutenção neste tipo de quadro clínico, e a avaliação deve sempre ter em conta o desenvolvimento, a personalidade, e outras doenças existentes

 

tratamento mais adequado nos casos em que a limitação é moderada ou grave, deve aliar a psicoterapia à farmacologia, para melhores resultados.




Pedro Frias Gonçalves

Psiquiatria | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

"É um disparate as pessoas convencerem-se de que a inteligência vem do Cérebro"