Ler para crer!


Hoje celebra-se o Dia Mundial das Bibliotecas e este dia leva-nos à “importância da leitura na formação e educação das pessoas”. Ler é uma forma de recebermos e darmos ao mundo, é viver, aprender, enriquecer, sentir e conectar.

 

Nem todos possuímos o mesmo gosto pela leitura e sabe-se que é durante a infância que devemos incentivar a motivação pelos livros, pois, dentro de muitas oportunidades proporcionadas, eles trazem-nos o acesso a nova informação (linguística e cultural), permitem desenvolver a criatividade, promover a alfabetização e a literacia, auxiliam a compreender e atuar na sociedade, entre outras aprendizagens. 

E quando o/a seu/sua filho/a não gosta de ler

 

Deixo-lhe algumas sugestões para o/a desafiar a entrar neste mundo onde há sons, palavras, imagens, cheiros, histórias, memórias e emoções

- Comece por tentar perceber que temas e/ou estilos o seu/sua filho/filha gosta mais. Pode passar numa livraria e procurar por livros que o/a chame à atenção (contos, fábulas, banda desenhada, aventura, fantasia, suspense, livros com ilustrações, etc.).

Pode tentar iniciar lendo livros pequenos, pois será mais fácil de os concluir. A satisfação de chegar ao fim pode motivar para querer voltar a sentir o mesmo recorrendo a novos livros. 

Tente tornar a leitura divertida! Ler não deve ser encarado como uma obrigação, mas sim como um ato de lazer. 

Pode, por exemplo, usar objetos/brinquedos e criar um pequeno teatro com as personagens da história. 

Vá comentando, fazendo perguntas e interagindo com a criança durante a leitura. Estes movimentos auxiliam a criar interesse, despertam a curiosidade e promovem a compreensão

Fazer da leitura um hábito é uma excelente forma de treino e de nos permitirmos parar para relaxar, divertir e vivenciar novas experiências. Estabeleçam uma rotina de leitura, num momento do dia agradável para todos, e criem, assim, a oportunidade de estarem juntos/as. 

Motive o/a seu/sua filho/a a trocar livros com os/as amigos/as de forma a partilhar conhecimentos e a motivar outras pessoas a ler. É tão bom quando se interessam também pelos nossos gostos e proporcionamos a interação! 

“Olha para o que eu faço e segue o meu exemplo!” A criança ficará mais entusiasmada se vir que também tem prazer pela leitura! A imitação é sempre uma alavanca para a aprendizagem


E fique atento às possíveis dificuldades de leitura da criança. Respeite o seu ritmo de leituraauxilie na descodificação das palavras e na compreensão do que foi lido e envolva-se com afeto no processo de leitura/aprendizagem. Se as dificuldades forem persistentes e resistentes, procure apoio especializado!

 

Hoje é um excelente dia para comprar, requisitar, partilhar e/ou sugerir um bom livro! 

Leia/leiam hoje e sempre!

 

Já leu e/ou leram o mesmo livro mais do que uma vez? Partilhe-o connosco! 

 

Por si, não adie! 

 

Olímpia Moreira

Terapia da Fala | IPNP Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

E se o meu familiar não conseguir falar? - Comunicação Aumentativa e Alternativa