Soft Skills

Atendendo ao carácter dinâmico e flexível do mercado de trabalho, vamos sentido que as exigências de carreira vão mudando significativamente ao longo dos anos, exigindo uma adaptação constante.
 
As habilidades técnicas (hard skills) podem ajudar na contratação, mas serão as habilidades pessoais (soft skills) que irão potenciar a progressão na carreira. Ética de trabalho, atitude, habilidades de comunicação, inteligência emocional e uma série de outros atributos pessoais são as soft skills cruciais para o sucesso na carreira.

As soft skills são cada vez mais valorizadas em qualquer contexto académico e profissional e, por isso, a sua importância não deve ser negligenciada. É cada vez mais importante pensarmos nos nossos projetos, pessoais e profissionais, com vista a desenvolver as nossas competências e criar novas ferramentas de forma a permitir desenvolver um percurso de forma integrada e significativa.

O World Economic Forum (WEF) faz bienalmente um inquérito às maiores empresas mundiais sobre as alterações no mundo do trabalho e as aptidões que consideram essenciais para os anos seguintes. No Future of Job Reports podemos encontrar as aptidões (skills) que os empregadores consideram serem mais relevantes para prosperar num mercado de trabalho em mudança, até 2025.
As competências destacadas foram as seguintes:


Ao longo de um processo de orientação vocacional e gestão de carreira deverão ser sempre trabalhadas e desenvolvidas soft skills. De seguida damos alguns exemplos:

Autoconhecimento
É um conceito central para o processo de decisão permitindo-nos saber aquilo que realmente queremos e como lá chegar. O autoconhecimento ajuda-nos a entender com maior clareza quais as nossas motivações e a conhecer os nossos limites. Permite-nos desenvolver o nosso potencial (levando a maior realização pessoal, académica e profissional) e a desenvolver a inteligência emocional e social

Tomada de decisão
A capacidade de tomar decisões depende do nosso autoconhecimento e da nossa capacidade de perceber aquilo que nos rodeia. É importante desenvolver ferramentas de pesquisa e estratégias de análise e integração da informação recolhida, para que possamos tomar melhores decisões.

Estabelecimento de Prioridades e Planificação
Um dos fatores que muitas vezes impedem a tomada de decisão e passagem à ação é a incapacidade de planeamento e organização, trazendo sentimentos de frustração e ansiedade. Ao longo do processo de orientação vocacional e gestão de carreira podem ser trabalhadas estratégias de gestão de tempo e definição de objetivos

Flexibilidade
Todas as competências estão interligadas e dependem umas das outras, sendo muito importante a flexibilidade interna de forma a conseguir ajustá-las e adaptá-las aos contextos e necessidades. Esta flexibilidade permite-nos dar resposta ajustada, motivada e assertiva às exigências e desafios que nos vão sendo colocados. 

O sucesso no mercado de trabalho está para lá das competências académicas. São as competências que adquirimos aos longo da vida (soft skills) que nos mantêm felizes e realizados ao longo da carreira e é, por isso, que o processo de orientação vocacional e gestão de carreira é mais do que decidir o curso ou o trabalho que queremos ter no futuro.


Diana Sá Moreira
Orientação Vocacional e 
Gestão da Carreira

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