Além dos números e das letras…

Muitas vezes atrás de um olhar triste e envergonhado ou de uma atitude mais explosiva, poderá estar uma criança com dificuldades específicas na aprendizagem. A angústia e a vergonha por não saber ler, escrever, contar... podem levar à manifestação de comportamentos mais desajustados quer para com os adultos, quer para com os pares e/ou mesmo levar ao isolamento. 

Estima-se que as dificuldades de aprendizagem afetem entre 5% e 15% da população mundial, sendo uma das principais causas de inadaptação e insucesso escolar, com impacto na idade adulta (Santos, 2018). 

A intervenção nas dificuldades de aprendizagem poderá e deverá ir mais além da capacitação e estimulação destas competências - de leitura, escrita e cálculo. Deverá ser uma intervenção que reforce as competências emocionais: dar às crianças e aos jovens espaço para poderem partilhar o que as magoa e entristece, para poderem integrar quem são, sem prejuízos ou preconceitos... 

Um espaço físico e emocional para integrarem a sua condição de uma forma mais positiva e cheia de força, capacitar para fazer mais e melhor e assim reforçar a sua auto-estima, o seu auto-conceito e a auto-confiança!
Podemos ajudar e fazer diferente: transformar os muros em fortalezas para a aprendizagem e para a Vida!



Filipa Rafael
                                Psicologia Escolar e da Educação | IPNP Saúde

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