Relação entre a perceção sensorial e as competências funcionais

A maior parte da aprendizagem da criança ocorre através da integração multissensorial, que envolve informação de diferentes sistemas sensoriais que é processada e integrada pelo sistema nervoso, de forma a maximizar o seu significado. Desta forma, são desenvolvidas competências funcionais indispensáveis para o desempenho da criança nas atividades de vida diária, na participação social e na aprendizagem académica. 
Seguem-se alguns exemplos da relação entre a perceção de cada um dos sete sentidos e as competências funcionais, essenciais para a participação e desempenho da criança nas várias ocupações e contextos em que se encontra inserida: 
 
Através da perceção tátil a criança é capaz de se vestir/despir, ajustar e abotoar/desabotoar a roupa sem depender da visão;
👀 Através da perceção visual a criança consegue discriminar as letras b, d, q, p na leitura de um texto;
🏀 Através da perceção vestibular a criança é capaz de determinar quão rápido é necessário correr para apanhar uma bola que foi lançada do outro lado do campo;
💪 Através da proprioceção a criança é capaz de graduar a força necessária para realizar a preensão do lápis para escrever ou da colher para comer;
👂 Através da perceção auditiva a criança consegue determinar a origem de um ruído ou quem está a falar;
👅 Através da perceção gustativa a criança é capaz de distinguir os sabores dos alimentos;
👃 Através da perceção olfativa a criança é capaz de identificar odores nocivos como o cheiro a gás.
(CLASI, 2021)
 
Boas sensações!
 

Olívia Campos
Terapia Ocupacional| IPNP Saúde

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