O Lugar da Empatia

Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.
Carl Rogers

Num Mundo cada vez mais apressado em que os dias emergem e correm a toda a velocidade, entre múltiplas coisas, múltiplas tarefas e múltiplos papéis, importa parar, encontrar o nosso eixo e não esquecer quem nos rodeia. 

Não esquecer quem nos rodeia é perceber o Outro.

Já alguma vez se colocou no lugar do outro?  Olhou para uma situação ou problema e experimentou caminhar nos sapatos de outra pessoa? Há uma multiplicidade sem fim de tamanhos: uns mais pequenos, outros maiores e outros há mais parecidos com o nosso.




A empatia, implica a competência de nos colocarmos no lugar do outro, de  compreender o que a pessoa pensa sobre o seu problema, as emoções que associa com os seus pensamentos e imagens.  É conseguir caminhar com os seus sapatos, ver o mundo da sua perspetiva, identificando-nos assim intelectual e/ou afetivamente com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.

Um ganho importante no desenvolvimento empático é, por exemplo, o reconhecimento dos sentimentos do outro, o que faz com que a resposta seja mais adaptativa ao momento (saber confortar o outro); a preocupação com os outros sabendo que estratégias o podem ajudar. A empatia ajuda-nos assim a estar emocionalmente disponíveis para os outros. 



Para estarmos disponíveis para os outros, importa estarmos disponíveis para Nós!



Filipa Rafael
                                Psicologia Clínica e Psicoterapia | IPNP Saúde  


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)