Refeições em Família?!

Na adolescência, a relação entre pais e filhos é um enorme e fascinante desafio! Uma relação de um equilíbrio sensível, pautada por avanços e recuos e que facilmente se povoa de silêncios e desentendimentos.

Os adolescentes procuram conquistar a sua autonomia, diferenciando-se dos pais, e estes tentam conter comportamentos que percecionam como demasiado desafiadores ou potencialmente perigosos.

Nesta fase do ciclo de desenvolvimento da família, as refeições podem transformar-se em momentos de grande tensão e conflito ou, pelo contrário, momentos de aproximação e crescimento.

Os pais devem por isso procurar conciliar horários e proporcionar refeições em conjunto, de modo a que cada um possa ser ouvido, e nos quais os adolescentes possam ir paulatinamente afirmando as suas posições, num debate que se pretende construtivo e enriquecedor.

Numa vida que sabemos apressada, estas são oportunidades para que a família possa simplesmente estar, para que todos possam ser vistos e ouvidos, num ambiente aberto e positivo.

As refeições em família, nomeadamente quando existem adolescentes (que tendem a procurar mais o seu espaço individual), são um convite à comunicação, à negociação e até à diversão!

Por isso, lançamos o desafio aos pais para que experimentem desligar a televisão e reunir todos à mesa, numa refeição simples mas acolhedora, pois certamente estes serão momentos de referência para o desenvolvimento dos seus filhos. 

A refeição em conjunto será seguramente um espaço onde a família pode desatar nós e construir relações mais saudáveis e significativas!

 



Rita Sá
Terapeuta Familiar | IPNP Saúde 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre a Integração Sensorial e a Estimulação Sensorial?

Projeto Faces da Depressão

Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)