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O Amor (próprio) em tempos de Pandemia!

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Neste tempo atípico da nossa existência fomos e somos assolados pelo Medo, pela Ansiedade, pela Solidão... somos levados a cortar laços e a aumentar distâncias e ausências... Um tempo em que quase instintivamente nos voltamos para dentro, para o mais intimo de nós... e ao mesmo tempo parece que não encontramos tempo nem espaço para nos cuidarmos, para nos fortalecermos... Estes tempos que correm deixam mossa, dano... frechas... e conduzem-nos, por vezes, a um papel secundário naquela que é a nossa vivência. No meio de toda esta Pandemia, de todas as notícias que nos inundam o Pensamento, onde fica o nosso Amor Próprio? Onde fica o mais íntimo do EU? Urge pois, cuidarmos de nós! A Psicoterapia é o lugar ondo pode deixar transparecer os seus pensamentos e sentimentos mais profundos que por si só trazem uma carga triste, ansiosa... A Psicoterapia é o lugar da transformação, da metamorfose. No IPNP Saúde encontre-se, abrace o equilíbrio. Conte com uma equipa de profissionais qualificados e

Quais os sinais de alerta que podem justificar o encaminhamento para Neuropsicologia

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A avaliação neuropsicológica tem como objetivo identificar défices do funcionamento cognitivo, permitindo colocar hipóteses de diagnóstico, delinear um plano de estimulação cognitiva e ter algum tipo de orientações face ao prognóstico. Permite o estudo aprofundado de várias áreas, entre elas a memória, a atenção, ou o raciocínio, de forma integrada com os aspetos comportamentais e desenvolvimentais. É especialmente pertinente em casos de acidente vascular-cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), esclerose múltipla, doenças degenerativas, demências e verificação de incapacidade para protocolos de reforma, em adultos.  Em crianças é pertinente em casos de perturbação de défice de atenção/hiperatividade; perturbações específicas da aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia); atraso global do desenvolvimento; deficiências intelectuais e em perturbação do espectro do autismo. A reabilitação neuropsicológica pode ter um caráter: – Reabilitador ou preventivo , no caso do

E quando as Crianças não querem ficar na Escola?

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Para as crianças as mães são sempre lindas . E os pais também . Mesmo quando as rugas começam a aparecer, mesmo quando a roupa está gasta e a expressão cansada.  As mães e os pais são sempre lindas/os porque ninguém se lhes assemelha. São insubstituíveis . Uma preciosidade só delas.  Este é um dos motivos pelos quais custa tanto, tanto, separar-se e ficar na escola . Mesmo que a escola signifique prazer e descoberta, em casa estão a mãe e o pai, o porto seguro. Este pode tornar-se por vezes um momento doloroso para pais, mães, filhos e filhas que se separam à porta da escola, por vezes aos gritos, lágrimas e vómitos ; porque o corpo fala quando não conhecemos palavras capazes de descrever tamanha angústia que é separarmo-nos de quem amamos.  Um lugar no pensamento da criança diz-lhe baixinho que esta separação é para sempre , e é muito difícil acreditar que o fim do dia chega num piscar de olhos. Como fazer para não doer tanto (a ambos)? Um segredo possível é abraçar e segredar junt

O Impacto da Endometriose na Sexualidade

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  A sexualidade humana implica múltiplos fatores, nomeadamente, sociais, psicológicos e biológicos, tendo um impacto importante no bem-estar físico e psicológico, e na qualidade de vida . Deste modo, patologias ginecológicas como a endometriose , podem perturbar o normal funcionamento da sexualidade feminina, sendo este um dos pontos essenciais na abordagem das doentes com endometriose e dos seus parceiros. A endometriose define-se pela presença de tecido endometrial em localização extrauterina, constituindo uma patologia ginecológica crónica comum, que afeta até 10% das mulheres em idade reprodutiva, em diferentes fases do seu desenvolvimento sexual. A endometriose está muito associada à dispareunia (dor no ato sexual), no entanto, também os tratamentos farmacológicos, as cirurgias extensas, a infertilidade associada e a recorrência de lesões após tratamento, parecem perturbar a resposta sexual feminina e o processo cognitivo da dor, levando, assim, ao desenvolvimento de diferentes

Portugueses são mais afetados por Demência Vascular! Como prevenir? Como tratar?

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  A Demência Vascular (DV) compreende um declínio cognitivo devido a disfunção/lesão cerebral provocada por doença cerebrovascular , ou seja, doença que afeta a circulação sanguínea cerebral. Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, diabetes mellitus , doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC). As causas da DV podem variar desde doenças que afetam grandes vasos, de múltiplos enfartes ou um único enfarte estratégico, a doenças de pequenos vasos, como por exemplo, a vascular subcortical. A sua manifestação torna-se, assim, bastante heterogénea, dependendo do tipo de lesões vasculares e da sua extensão e localização. Estas podem ser focais, multifocais e/ou difusas, envolvendo áreas corticais e/ou subcorticais. Os sintomas tendem a ter início abrupto e a progredir em «degraus», com pioras súbitas seguidas de períodos de estabilidade. Em acidentes vasculares mais pequenos o declínio pode ser tão subtil, que essa forma de progressão não se

Fantasmas acerca da memória | Perspetiva da Neuropsicologia

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Há assim um fantasma um pouco transversal à sociedade de que quando temos “falhas de memória” algo de muito mau está para chegar, como se os esquecimentos antecipassem uma deterioração eminente da capacidade cognitiva . No entanto importa perceber que aquilo que classificamos como “ esquecimento ” pode ocorrer devido à falha num dos passos do complexo processo de memorização e, de forma muito frequente, pode mesmo nem ter nada a ver com memória.  O que significa que eu posso esquecer porque não me consigo lembrar mas também porque não estive atenta/o , ou porque algo me interrompeu o raciocínio e a memória foi mal codificada (assim como se tivesse sido arrumada na gaveta errada) ou simplesmente porque quanto maior a pressão para lembrar maior a probabilidade de não conseguir acesso à informação que procuro (o nome de uma pessoa por exemplo).  Para complicar, temos vários tipos de memória e nem todos “envelhecem” ao mesmo ritmo, assim como uma fragilidade num deles nem sempre impl

Emoção e Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE)

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  O TCE é definido como uma lesão cerebral adquirida , ou seja, uma lesão ou dano cerebral que ocorre após o nascimento do indivíduo , não estando relacionada com nenhum tipo de doença, mas sim com algum acidente ou agressão física externa que possa ter sucedido. Ao nível da sua etiologia , o TCE tem como principal causa os acidentes automobilísticos . As consequências de um TCE podem ser graves , envolvendo alterações de consciência , e comprometimento de capacidades a vários níveis - físico, cognitivo, comportamental e emocional. Q uais as áreas cerebrais mais afetadas? Nos TCE, as regiões cerebrais mais afetadas são os lobos frontais, o lobo temporal e regiões occipitais. Contudo, independentemente da localização da lesão, a grande maioria dos traumatismos tem impacto na memória e no funcionamento executivo do indivíduo, variando ao nível da gravidade. Dentro destas áreas, importa salientar, que a componente emocional está também presente, logo também é afetada . O que o

“Mãe/Pai tenho medo?” - Os medos na infância

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  O M edo é considerada uma emoção básica e essencial para a vida humana , pois assegura a nossa proteção e segurança nas experiências de vida, interações sociais, no contexto onde vivemos e no processo de aprendizagem ao longo de todo o seu desenvolvimento. O medo, é então entendido como, a resposta emocional face a uma ameaça ou perigo iminente percebido ou real. C omo é que funciona o medo? Uma das estruturas cerebrais que permitem a ativação do medo é a amígdala , estrutura integrada no nosso Sistema Límbico, que atua no processo biológico do medo, como se fosse uma espécie de “alarme” aquando a perceção da ameaça ou perigo. Quando ativado esse “alarme” (amígdala), o medo prepara-nos de imediato para a agir de forma rápida .   Estas respostas emocionais desencadeiam sensações de maior tensão , e por esse motivo, é comum surgirem os chamados ativadores fisiológicos como o suor, tremor, choro, riso, dor de barriga, expressões faciais, palpitações, gritos, entre outros, difíc

O Cérebro e a Pandemia

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O cérebro é o centro de comandos do nosso corpo. Ele controla todas as funções do organismo, da respiração até à coordenação dos movimentos. Sem os seus cerca de 86 mil milhões de neurónios dificilmente teríamos consciência do mundo que nos rodeia. É graças ao cérebro que sentimos emoções, pensamos, guardamos memórias, fazemos planos e resolvemos problemas . Quer tenha contraído COVID-19, ou não, é possível que o seu cérebro tenha mudado durante os últimos meses. O próprio vírus pode causar vários problemas neurológicos, além de ansiedade e depressão .  Nos primeiros meses da pandemia COVID-19, os médicos concentraram-se principalmente no tratamento de lesões nos pulmões e no sistema circulatório, no entanto têm surgido evidências de efeitos neurológicos .  Nalguns casos específicos de pessoas hospitalizadas com COVID-19 detetaram-se situações de delírio: as pessoas estavam confusas, desorientadas, agitadas . O estudo neurológico tanto destes pacientes, como de pessoas recuperadas,

Carta de um filho para os seus pais

A parentalidade é uma experiência vital tão intensa e gratificante quanto capaz de gerar medo, cansaço e sofrimento. Ao longo desta experiência um pai, uma mãe tornam-se mais ou menos protagonistas na vida do(s) seu(s) filho(s), com um dever e uma responsabilidade que merece a proporcionalidade do seu tamanho. As dúvidas podem ser muitas, assim como os desafios, não há soluções milagrosas mas sim um caminho que se descobre através dos valores, expectativas e forma específica de cada família funcionar. Não existem por isso formas corretas e únicas de pensar, ser ou fazer as coisas enquanto pais, mas existem caminhos que os filhos também ajudam a apontar. CARTA DE UM FILHO PARA OS SEUS PAIS Não me dês tudo o que te peço. Às vezes peço apenas para saber qual é o máximo que posso obter. Não me grites. Respeito-te menos quando fazes isso; e ensinas-me a gritar também. E eu não quero fazê-lo. Não me dês sempre ordens. Se em vez de dares ordens, às vezes me pedisses as coisas com um s

Sugestões para desenvolver em casa com a Pessoa com Demência

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  A Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Doença de Parkinson , ou outros tipos de demência, como já é do conhecimento de muitos, são doenças que, à medida que vão progredindo, interferem bastante com a capacidade de autonomia da pessoa. Neste sentido, o apoio da família assume-se de extrema importância para a sua saúde e bem-estar. Sentimentos de grande ambivalência face a esta condição clínica habitualmente surgem por parte dos que são mais próximos… por um lado amam os seus entes queridos, querendo o melhor para eles; por outro confrontam-se com a exigência que representa terem ao seu cuidado alguém com esta doença, com os recursos internos e externos que terão que existir para que o mínimo seja garantido, sejam estes emocionais, pessoais, familiares, financeiros, de apoio psicológico e social, de acompanhamento médico especializado, de reabilitação neuropsicológica … alguns deles que, inclusivamente, nesta fase de pandemia, tornaram-se mais limitados/inacessíveis.  O impacto e