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Férias!!!!

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Férias é tempo de relaxar , brincar e deixar a imaginação fluir . Com mais tempo livre em casa e sem a rotina escolar, pais e filhos podem e devem Brincar ! É tempo de estreitar laços de ver os nossos filhos na sua verdadeira essência! O brincar contribui para que a criança expresse o que sente e pensa sobre o mundo de uma forma única: a sua maneira de ver o Mundo!  Carlos Neto, reconhecido especialista e defensor do Brincar refere: “Há uma correlação muito forte entre as crianças que brincaram muito e adultos empreendedores e felizes” . Não se trata, portanto, de encarar o ato de brincar como uma coisa menos importante, pelo contrário, assumi-lo como primordial no desenvolvimento saudável de qualquer criança e de futuro adulto.   Por isso, nestas férias brinquem, criem e imaginem muito... Boas férias! Filipa Rafael Psicologia Escolar e da Educação | IPNP Saúde

Trabalho e Saúde Mental

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A perceção acerca do impacto da intensidade e sobrecarga laboral sobre a saúde mental tem ganho recentemente maior preponderância no discurso público e nas discussões acerca da saúde mental. Se até há relativamente pouco tempo uma perspetiva centrada em “dar 200% no trabalho” prevalecia, hoje é cada vez mais evidente que existe uma correlação clara entre excesso de horas de trabalho e prevalência de sintomatologia ansiosa e depressiva, doença cardiovascular e mortalidade precoce . As recentes adaptações operadas no trabalho, encabeçadas pela adoção mais ou menos generalizada do tele-trabalho em atividades onde este é possível agudizou este problema , apagando ainda mais as fronteiras que separam o tempo dedicado ao trabalho e aquele que deve ser dedicado às outras esferas da vivência, podendo o mesmo ser dito acerca do espaço, com as salas de estar e escritórios de casa a serem invadidos por atividades que previamente se realizavam apenas no local de trabalho. As razões que levam

Intervenção psicoterapêutica na demência

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Ainda não se conhece uma cura ou reversão da deterioração neurológica inerente à demência. No entanto, existem intervenções terapêuticas que podem ajudar a minimizar a velocidade de progressão da doença , sobretudo a nível cognitivo e que permitem intervir nas alterações de comportamento e de humor,  promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida da pessoa com demência.   Existem dois tipos de intervenções terapêuticas para a demência: as farmacológicas e as não farmacológicas . Ambas têm uma eficácia limitada, devendo ser utilizadas em conjunto , no sentido de potenciarem o efeito uma da outra. Em relação às intervenções não farmacológicas, estas dividem-se em:  - Intervenções Psicológicas, que incluem abordagens orientadas para o comportamento , emoções e estímulo sensorial ou psicossocial . -   Intervenções Cognitivas,  orientadas para o funcionamento cognitivo , tendo como objetivo principal retardar , durante o maior período de tempo, a sua deterioração . Intervenções co

Da Amizade ao Amor...

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A ideia romântica e cinematográfica das histórias de Amor à primeira vista, ou de dois estranhos que cruzam olhares e se apaixonam, fazem parte da nossa cultura, e até a comunidade científica tende a compactuar com esta ideia, ao verificar-se que cerca de 75% dos estudos que se debruçam sobre o início dos relacionamentos amorosos, tende a focar-se no romance que acontece entre estranhos. No entanto, a realidade parece ser bastante diferente, ao demonstrar que dois terços dos casais românticos começam como amigos , como demonstra o estudo " The Friends-to-Lovers Pathway to Romance: Prevalent, Preferred,and Overlooked by Science ", publicado pela revista científica " Social Psychological and Personality Science ". Neste estudo, a maioria da população relatou o início de uma amizade sem qualquer intenção ou atração românticas (70%), e cerca de metade (47,4%) mencionou que " começar como amigos era a sua forma preferida de desenvolver um relacionamento amoroso &quo

Afinal, qual a importância dos avós?

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Enquanto psicoterapeuta e neuropsicóloga clínica, seja no acompanhamento de crianças, adolescentes, adultos ou idosos, muito me tenho confrontada com a  importância deste papel  – o de  avós  – para o  desenvolvimento  dos seus netos, assim como, também, o dos netos para o  bem-estar e saúde  dos seus avós.   Sem dúvida que a  relação avós-netos , quando vivenciada de modo saudável, se trata de uma relação que em muito marca e  transforma de forma positiva a vida de todos  os envolvidos.   Ao contrário do que muitas vezes se pensa,  ser avô/avó não é a mesmo que ser pai/mãe . Diferentemente dos pais, ou de quem os representa, que são (ou devem ser) os principais responsáveis pela educação dos seus filhos, os avós, ou seus representantes, apenas têm (ou devem ter) o  papel de suporte , o que lhes confere características, capacidades e recursos muito próprios. Suporte, claro, importantíssimo, uma vez que constituem muitas vezes a  retaguarda mais próxima e presente dos pais  nesta função

Terapia Familiar com Crianças

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Desde cedo, à medida que tirava o meu curso, imaginava-me a trabalhar com crianças mais do que com adultos, por intuir que com as crianças o desenvolvimento conduzia à superação. O adulto por seu lado, teria um funcionamento mais rígido e as problemáticas seriam outras. A minha aposta era prevenir. Hoje em dia trabalho com adultos e crianças, compreendo melhor o que os move, mas renovei a minha esperança e convicção da importância da terapia com o adulto .   Na verdade, a criança tem maior capacidade de recuperação do que um adulto , devido à plasticidade do seu desenvolvimento. Contudo , naturalmente, as capacidades são variáveis e dependem muito do contexto familiar e social . “A capacidade de uma criança superar sintomas depende muitíssimo de como ela se sente apoiada no seu mundo familiar” (M. Ando lfi). E não nos podemos iludir, também existe um impacto negativo através da excessiva proteção dos adultos , que não permitem à criança ver e experimentar a sua competência. Fazer Ter

Córtex Pré-Frontal – O grande Maestro cerebral

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Hoje celebra-se o Dia Mundial do Cérebro! Mas afinal o que distingue o cérebro humano do cérebro dos animais , como os primatas por exemplo? A resposta é: muito menos do que imagina! Existe uma área cerebral, a última a desenvolver-se do ponto de vista de evolução da espécie, e que constituí uns meros 10% do volume cerebral. Claro que estamos a falar do Córtex Pré-Frontal, o grande maestro cerebral . Este bocadinho de tecido cerebral tem como função unir a informação que não pode ser "sentida" - ou seja, o que não pode ser visto, ouvido, tocado, cheirado ou saboreado-, e trazê-la para o real através da ação ou pela possibilidade de agir. Ajuda-nos a orientar o nosso comportamento em direção a objetivos e a tomar decisões com eficácia . Permite não apenas empatizar com o outro mas também alterar o nosso comportamento e até o que sentimos em função disso. Um exemplo consiste na nossa capacidade de entender que estamos tristes porque o outro nos magoou. Mas mais do que i

Conversa de Amigas - Léxico versus semântica

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A minha amiga é uma excelente conversadora. Esta transcrição de uma conversa fantástica que tivemos por WhatsApp, prova isso mesmo. Ela ouviu, ela fez perguntas, ela foi além da conversa de circunstância, ela contou histórias, ela é animada e envolvente.    ......... AMIGA: Olha, adoro as vossas conversas de chá [ Dois chás de conversa que pode seguir no YouTube ]. Fico sempre com vontade de perguntar montes de cenas. E estar aí a discutir. Têm que pensar numa sessão Q&A. Fiquei foi a pensar, depois de ver o episódio Demência, mais do que memória. Como é que isso da  demência interage com o bi(tri, whatever)linguismo ? Porque, por exemplo, isso de  esquecer as palavras , ou  misturar , também  acontece quando misturas contextos linguísticos , não é? [ela é multilingue em 4 línguas]    EVA: Sim, Muito  comum  e natural em  multilingues .   AMIGA: Mas ao mesmo tempo, sendo multilingue, tens mais recursos, mais ligações neuronais, se calhar.    EVA: Tens, precisamente! Tens uma  rede

Ter um/a filho/a adolescente!

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A  adolescência  é uma  fase de mudança  que se inicia com as modificações físicas e se  encerra com a formação da identidade e de valores representativos da idade adulta . Para os pais, distinguir um comportamento adolescente normal de um comportamento patológico nem sempre é fácil. Esta dificuldade faz com que, por vezes, sejam  aceites situações patológicas  como sendo consideradas “próprias da idade” e, por outro lado, passem despercebidas  situações nas quais é necessário acompanhamento e tratamento especializado .   E como poderão os pais  distinguir o que é normativo  do que é um  sinal de alarme ?   A  adolescência patológica  expõe  sinais de dependência , de  rigidez ,  impede o desenvolvimento  do/a jovem, revela  perda de limites  e evidencia um  isolamento excessivo . Em contraponto, a  adolescência saudável  pressupõe um caminho em direção à  autonomia , implica  flexibilidade  e impele à  construção de valores . Os  conflitos  que surgem com os pais tendem a não ser cata

Soft Skills

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Atendendo ao carácter dinâmico e flexível do mercado de trabalho, vamos sentido que as exigências de carreira vão mudando significativamente ao longo dos anos, exigindo uma adaptação constante .   As habilidades técnicas (hard skills) podem ajudar na contratação , mas serão as  habilidades pessoais (soft skills) que irão potenciar a progressão na carreira . Ética de trabalho, atitude, habilidades de comunicação, inteligência emocional e uma série de outros atributos pessoais são as soft skills cruciais para o sucesso na carreira . As soft skills são cada vez mais valorizadas em qualquer contexto académico e profissional e, por isso, a sua importância não deve ser negligenciada. É cada vez mais importante pensarmos nos nossos projetos , pessoais e profissionais, com vista a desenvolver as nossas competências e criar novas ferramentas de forma a permitir desenvolver um percurso de forma integrada e significativa . O World Economic Forum (WEF) faz bienalmente um inquérito às maiore

Epilepsia na Infância

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A epilepsia é uma alteração neurológica , caracterizada pela presença de crises convulsivas recorrentes, resultantes de descargas elétricas síncronas , excessivas e anormais das células nervosas , numa determinada área do encéfalo. As crises epiléticas têm repercussões ao nível psicológico e neuropsicológico, uma vez que, interferem nas funções cognitivas , no comportamento , na consciência e/ou movimento , gerando alterações neurobiológicas, cognitivas e psicossociais , importantes de serem considerados na prática clínica, principalmente quando ocorrem na infância.   Idade precoce no início das crises epiléticas   O início precoce das crises, principalmente antes dos três anos de idade, pode interferir no desenvolvimento cerebral , afetar o processo de mielinização  e reduzir o número de células neuronais .   Estes episódios podem ter um impacto no desenvolvimento das funções cognitivas , uma vez que, em idades precoces, o sistema nervoso central é ainda imaturo e a manifestação