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Brincar é a forma mais sublime de descobrir! (Albert Einstein)

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Brincar  faz parte da nossa herança evolutiva e ocorre em várias espécies dentro do reino animal; desde  invertebrados , tais como o polvo, o lagarto, a tartaruga e a abelha,  a mamíferos , como ratos, macacos, e seres humanos!  Brincar é um dos sistemas emocionais inatos no mesencéfalo.    É uma  importante necessidade básica biológica presente ao longo da nossa vida. Os adultos também brincam e precisam brincar, não só com as crianças, mas também com as palavras, nos jogos (e.g. futebol, malha,...), com o corpo, etc.  Os objetivos são os mesmos para todos as idades: gerar satisfação e prazer, desenvolver capacidades, criar novas possibilidades sociais e cognitivas, e gerir o stress!   De forma muito natural, é mais frequente e aceite na criança. Aliás o  brincar  é, ou deve ser, a profissão na infância,  contribuindo para todos os domínios do desenvolvimento .    Mas qual o poder do brincar?  O poder é  gigante! Através da brincadeira, as crianças  exploram ,  criam e recriam um mun

Encontrar palavras!

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Uma amiga ofereceu-me este livro… Este livro é lindo e nele podemos observar uma imensidão de mensagens.    Para hoje, escolho a  capacidade que tem de mostrar a importância da aprendizagem, da linguagem e da demonstração de afeto .  É a história de um menino, Filipe, que tenta  encontrar palavras para expressar os seus sentimentos  a Sara, mas as palavras são tão caras que não as consegue comprar… Neste país “é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las”. E agora? No percurso da sua busca de palavras, encontra um menino rico que tem palavras para tudo… Irá ele conseguir conquistar a Sara com as suas palavras “insignificantes”?  Eu, Terapeuta da Fala, não posso deixar de olhar para este livro e pensar também nas  crianças, jovens e adultos que têm tanto para dizer e que lhes “faltam palavras” e/ou meios para transmitir as suas mensagens . As palavras realmente podem custar muito, mas não estão à venda e não as podemos comprar…  A aprendizagem é a melhor forma que temos p

OBJETIVOS S.M.A.R.T.

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Insónia

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A  insónia,  mais comum das alterações do sono, designa a existência de sono insuficiente ou não reparador.    Pode dividir-se, grosso modo, em  insónia inicial , referente à dificuldade em iniciar o sono e frequentemente associada a perturbações da ansiedade;  insónia intermédia , caracterizada por sono superficial e interrupções frequentes do sono durante a noite, também geralmente associada a perturbações ansiosas e  insónia terminal , em que o sono termina horas antes do desejado e não é retomado, frequentemente associada a perturbações depressivas de gravidade moderada a grave.   As  causas de insónia são variadas , e as alterações do sono são dos principais motivos de recurso a serviços médicos.   Mais do que uma doença em si, a  insónia é frequentemente sintoma de outras alterações , nomeadamente de perturbações da linha ansiosa ou depressiva, ou alterações vivenciais relevantes, geradoras de stress   O adequado  tratamento  da insónia requer um diagnóstico cuidado. O primeiro p

Como saber quando a dor mental justifica um pedido de psicoterapia?

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Sabemos quando a dor de dentes remete para uma ida ao dentista, ou quando a falta de ar justifica um inalador ou mesmo quando a dor no peito dá sinais de um problema cardíaco que urge uma ida ao hospital.  Mas…  como saber que a dor que estamos a sentir é demais?   A experiência clínica diz-nos que  quando há um pedido de ajuda, a dor já ultrapassou há muito o limite do suportável . Muitos pedidos de ajuda surgem não com semanas ou meses, mas com anos de atraso.    O problema da saúde mental é que, por um lado,  o ritmo de vida  ser tal que  camufla o mal-estar interno e não permite tempo para refletir ou sequer sentir plenamente o que nos vai acontecendo , ritmo esse que acaba por nos pôr numa espécie de dormência. E por outro, os  mecanismos  que o nosso psiquismo usa  para suportar a dor funcionam ao serviço de a encobrir e  sofremos por vezes sem ter consciência disso , alimentando essa dormência.    Não obstante, os  sinais  estão lá e as  consequências  podem sentir-se nos vários

Será um AVC?

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Com  o  passar  da  idade,  começamos a  preocupar-nos ainda mais com a nossa saúde física e mental, e ficamos  com  medo que nos aconteça algo. A investigação demonstra que há   maior incidência de AVC nos homens e em pessoas de idade mais avançada .   Mas afinal o que é um AVC?   Um  AVC  designado por  Acidente Vascular Cerebral ,  resulta de uma interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, que pode provocar a morte ou lesão das células cerebrais devido à falta de oxigénio . As alterações neurológicas resultantes desse processo são designadas de acidentes vasculares cerebrais devido ao facto de os  vasos sanguíneos (vascular) e o  encéfalo  (cérebro) resultarem  afetados .   Quais os principais  sintomas  para o ajudar a identificar um AVC? -  Dor de cabeça intensa e repentina; -  Alterações da visão; -  Perda de força num lado do corpo; -   Assimetria do rosto; -   Fala arrastada ou um tom muito baixo; -  Perda da sensibilidade de uma parte do corpo; -  Dificuldade em permanecer

Como podem as crianças estar em casa e pensar a escola, estar na escola e sentirem-se em casa?

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Hoje conversava com uma adulta, que partilhava comigo a sua perceção de que as  “crianças de hoje” tinham  “muita opinião”  e que na sua infância não era assim. Dizia também que contestava muito, mas que a mãe impunha limites. Referiu ainda que se dava conta de ser firme com o namorado na transmissão das suas necessidades e que  no trabalho evitava argumentar  se houvesse algum desentendimento,  sem espaço para expressar a sua opinião , “virava as costas à discussão”.  Fiquei a pensar sobre  “as crianças de hoje” e “adultos de amanhã”.  Fiquei a pensar sobre a forma como  desenvolvemos desde cedo a perceção dos valores e das relações . Fiquei a pensar sobre as crianças com “muita opinião”…    Ao que nos referimos? Porque soa muitas vezes desajustado? Como perde o adulto a convicção perante uma criança com voz e ação?    Permaneço convicta da importância dos adultos serem firmes e contentores, com respeito, com tempo para a relação. Permaneço convicta da  necessidade de promover o espír

Como me vejo?

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A  imagem corporal  é   uma  perceção  cognitiva   consciente ou  inconsciente que  a  pessoa tem  do seu corpo : como pensamos que somos ou nos percebemos?!  Essa perceção é  construída ao longo do desenvolvimento através das nossas interações sociais  e determinada por sentimentos, emoções, pensamentos, experiências de vida, modelagens, crenças, etc., que foram sendo internalizadas ao longo da vida. Além destes fatores, algumas reações fisiológicas podem afetar a imagem que a pessoa tem sobre si mesma.  Algumas vezes, a nossa  imagem mental  pode estar  distorcida  e esta distorção é  mais acentuada quanto mais antiga for a perceção negativa de nós mesmos/as . A  cultura  e as  normas sociais  também invadem a relação que temos com o nosso corpo e a nossa autoimagem. Muitas vezes partimos em busca da beleza, do corpo, do tamanho e da  aparência ideal para sermos socialmente aceites . Aliada a experiências prévias de desvalorização, poderão estar criadas condições de insatisfação e de

Sexualidade na Incapacidade

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A Sexualidade na Deficiência continua a estar envolta em muitos   mitos e preconceitos falsos , nomeadamente, a ideia de que as pessoas com deficiência   não têm sentimentos, pensamentos, necessidades e/ou ou impulsos sexuais   (são assexuais) ou, pelo contrário, são pessoas hiperssexuais, que não sabem estar, nem conseguem controlar os seus impulsos. Numa sociedade assente em padrões irrealistas de beleza corporal,  onde a diferença parece ainda não ter lugar , as pessoas com deficiência ainda são vistas como pessoas não muito bonitas, não muito atrativas, parecendo estar  "fora das normas" . E a crença de que as pessoas portadoras de deficiência são infantis e, por isso, dependentes, alimenta a ideia de que são incapazes de usufruir de uma vida sexual adulta.  Apesar de a  Sexualidade  ser essencial à Saúde, no que respeita às pessoas com algum tipo de incapacidade, ela é frequentemente  ignorada ou até negligenciada pela sociedade em geral . Ainda que se venha a assistir

Divórcio, família alargada e terapia familiar

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O divórcio é um   processo emocionalmente  exigente e complexo , que  acarreta inúmeras  alterações e transformações nas dinâmicas familiares.  O término de um projeto afetivo partilhado é, muitas vezes,  gerador de stress e sentimentos de perda  por parte dos diferentes elementos da família. Neste sentido, para além do ex-casal e dos filhos (caso existam), as famílias de origem de cada um dos  ex-cônjuges, e a restante família alargada, terá igualmente de integrar esta perda.    Perante os momentos de crise gerados pelo divórcio, cada um destes subsistemas será desafiado a  reorganizar as relações familiares  e a ultrapassar as dificuldades. Sabe-se que numa situação de divórcio  o ajustamento psicológico dos pais,   a coparentalidade positiva e a resolução de conflitos interpessoais são alguns dos fatores que contribuirão para um maior ajustamento e bem-estar psicológico da/s criança/s .    Assim, consideramos relevante que, a título de exemplo:  Um pai/uma mãe se questione sobre com

Terapia da fala após tiroidectomia

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Alteração na qualidade vocal (disfonia) e problemas ao engolir (disfagia) são  dificuldades comuns após cirurgia de remoção , total ou parcial, da tiroide. A causa mais comum é a paralisia do nervo laríngeo recorrente, que pode levar a paralisia ou parésia das cordas vocais. Esta paralisia origina um encerramento glótico insuficiente, o que pode causar  fraqueza, soprosidade na voz, e diminuição na amplitude e na altura tonal . A paralisia das cordas vocais também pode levar a sintomas relacionados com a deglutição, tal como, tosse, engasgo e pneunomia de aspiração.   A  terapia da fala  tem como objetivos a melhoria na  comunicação e nas funções de deglutição . Há diversas técnicas que foram desenvolvidas para estas situações. Independentemente da causa da paralisia vocal, a eficácia da terapia da fala para  melhorar a disfonia e a disfagia  está bem documentada.   A procura de um/a especialista é fundamental.   Eva Antunes Terapia da Fala |IPNP Saúde

O impacto do coronavírus no cérebro

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  Mais de 12 milhões de indivíduos em todo o mundo testaram positivo para o coronavírus (COVID-19) até ao momento (Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. Geneva: World Health Organization, 2020). A pandemia desencadeou grandes quantidades de publicações científicas que relatam dados sobre o COVID-19 de relevância clínica e científica. A apresentação típica da SARS-CoV-2 envolve febre e sintomas respiratórios. No entanto, o  reconhecimento do neuroenvolvimento  do COVID-19 está a aumentar diariamente desde as indicações iniciais em fevereiro de 2020 (Li et al., 2020).    Atualmente, a procura na base de dados PubMed pelas palavras-chave “covid”/”sars-cov-2”/”coronavirus” e “neurologic”/”CNS” resulta em mais de 120,000 artigos.  Estudos de coorte e relatos de casos descrevem  várias manifestações cerebrais  sugestivas da etiologia do COVID-19:    -  As anormalidades cerebrais mais frequentes foram hiperdensidades cerebrais na matéria branca na ressonância magnética e hipodensidades na

Já estou ansioso/a com os exames à porta!

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Preocupado/a com os exames?  Pensamentos como “vai correr mal”, “eu não sou capaz” ou “eu não vou conseguir” começam a emergir agora com o aproximar dos exames?  Só em pensar, os teus níveis de ansiedade disparam e até transpiras?  Então este texto é para ti!    Os  exames nacionais  representam um  momento bastante decisivo  na vida de qualquer estudante em relação ao seu futuro. A estes momentos de avaliação, associa-se uma  elevada pressão , quer por outros como pelo/a próprio/a estudante, podendo surgir uma dificuldade em gerir e regular as emoções associadas. A  ansiedade sentida  e consequente dificuldade em gerir-se emocionalmente pode interferir mesmo antes do momento de avaliação, ou seja, desde a preparação do estudo.    Aquando o momento de preparação, poderá fazer com que se evite estudar, se sinta dificuldades na concentração e dificuldades em escolher o método de estudo mais adequado. Relativamente ao momento de avaliação (exame) poderão existir dificuldades em gerir o te

O impacto das relações profissionais na vivência do trabalho – A Janela de Johari

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  O   trabalho   constitui um importante   domínio da vivência humana , não só pelo tempo de dedicação que exige, como pelo lugar de destaque entre os papéis sociais representativos do Eu. Incidir sobre o domínio profissional trata-se mesmo de analisar a construção de uma identidade autónoma, onde dois sistemas estruturantes assumem principal relevo: a   atividade instrumental   (trabalho) e a   atividade comunicacional   (a interação entre os indivíduos). O trabalho é central para a compreensão do comportamento humano, bem como para a contextualização das suas vivências.   É inquestionável o impacto e a influência que o trabalho tem, sendo determinante para a  perceção da satisfação com a vida . São vários os fatores que influenciam a vivência positiva ou negativa do trabalho, entre os quais, se destaca, as relações profissionais, dimensão que merece forte análise, sensibilidade e formação, com resultados bidirecionais – para o colaborador e para a própria empresa.   Portanto, a  vivê

Parentalidade interrompida: luto na perda gestacional

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Toda a mãe e pai tem o direito de enterrar o seu filho, mesmo aquele que nunca pode beijar, tocar, dar banho… A  perda gestacional , súbita e imprevista, pode acontecer no útero antes das vinte semanas de gestação ( aborto espontâneo ), ou suceder, após as vinte, ainda no útero, ou durante o parto ( morte fetal ). Sucede-se uma  quebra violenta e inesperada de uma ligação emocional  que tinha vindo a ser construída durante todo o período de gestação.  A relação com o filho começa a ser construída a partir do momento em que é reconhecida a gestação e não apenas aquando do nascimento. E, por isso, quando este vínculo é (inter)rompido, inicia-se um  processo de luto , de  enorme sofrimento , na maioria das vezes, e de grandes  perdas secundárias . Tomem-se como exemplos a perda de uma gravidez que se esperava normal, da identidade social de “figura parental”, da autoestima, da oportunidade de exercer a parentalidade, do sentimento de segurança e do controlo em relação à vida, assim como d